Produção Textual Estágio
Por: Sinder39 • 26/9/2023 • Trabalho acadêmico • 2.327 Palavras (10 Páginas) • 55 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SERVIÇO SOCIAL
SINDERLANDIA DUARTE LIMA
ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL I
CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL
SENHOR DO BONFIM-BA
ABRIL 2023
SINDERLANDIA DUARTE LIMA
ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL I
CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL
[pic 3]
SENHOR DO BONFIM-BA
2023
- CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
- IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
O campo de estágio escolhido está localizado na cidade de Jaguarari-Ba. A cidade de Jaguarari possui 97 anos de emancipação política. O município fica localizado ao norte da Bahia tendo como limites as cidades de Senhor do Bonfim-Ba, Juazeiro-Ba, Andorinha-Ba e Campo Formoso-Ba.
O estágio em Serviço Social I foi realizado no Hospital Municipal de Jaguarari. O referido hospital é um equipamento público municipal da Saúde, fundado em 30 de agosto de 1996, a sua construção foi iniciada pela Prefeitura Municipal na gestão do prefeito Edilberto Nunes de Sá em parceria com o governo do estado da época, sendo Secretário estadual da Saúde Otto Alencar. A obra foi concluída no Governo estadual de Paulo Souto. No ano de 2020 o hospital passou por uma reforma, onde foi construído o 1º Centro Obstétrico com recursos próprios, sendo inaugurado em 06 de agosto de 2020. O Hospital consta com uma estrutura nova, devidamente equipada para o seu porte a fim de atender da melhor forma possível o seu público alvo.
Em Jaguarari, o Hospital Municipal está localizado em uma área de fácil acesso e próximo de outras áreas públicas como: Fórum de Justiça, Biblioteca Municipal e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Atende principalmente a sede do município e toda sua região rural que compõe a extensão demográfica deste, e também distritos e povoados das cidades circunvizinhas.
- ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
O Hospital Municipal de Jaguarari – HMJ, integra a estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Saúde, que tem como gestora a Sra. Raquel Bonfim, já a gestão do HMJ é de competência da Sra. Helenise Maria da Silva Duarte, que ocupa o cargo de Diretora da unidade, o corpo clínico é formado pelo Diretor Clínico Dr Igor Farias Matos e a Coordenação de Enfermagem tem como Coordenadora Fabrícia Tenório da Silva.
O HMJ é conhecido como o socorro da família jaguarariense e como uma das portas de entrada da Saúde Pública no município. É um espaço onde funcionam os serviços de atendimento ambulatorial, emergência, urgência, clínica e cirúrgica de forma eletiva, tendo como finalidade atender o público em demanda espontânea de baixa e média complexidade.
Também faz parte do HMJ os setores:
- Sala Vermelha: atende pacientes graves para estabilizar e encaminhá-los para unidades de referência através do sistema SUREM e PE/BA;
- Ambulatório: medicações, curativos, atendimento e observação de pacientes de baixa complexidade;
- Internamento Clínico: atende à população para tratamento de patologias e clínica geral;
- Internamento Cirúrgico: atende pequenas cirurgias eletivas ou cesariana, salpingectomia, vasectomia, herniorrafia, hemorroidectomia, histerectomia e postectomia.
O hospital possui um espaço físico adequado aos serviços prestados, necessitando apenas de um ambiente exclusivo para o serviço de Assistência Social, o qual funciona em conjunto com a Direção Administrativa do órgão.
Abaixo é apresentado o organograma do Hospital Municipal de Jaguarari, que mostra sua estrutura organizacional:
[pic 4]
Figura: Organograma do HMJ de Jaguarari-Ba
2.OBJETIVO INSTITUCIONAL
Tem por objetivo atender o público em demanda espontânea, pensando sempre nas melhores estratégias para garantir que cada cidadão seja respeitado em seu direito à saúde, assumindo sua importância e reafirmando seu significado que é o de acolher, oferecer hospitalidade e se dedicar a dar assistência e cuidados especializados aos enfermos, para que assim possam recuperar sua saúde.
2.1 NATUREZA DOS PROGRAMAS E PROJETOS
O Hospital Municipal de Jaguarari representa a principal estrutura física local para a Atenção Básica da Saúde, desempenha papel central no território onde se localiza, possuindo a função exclusiva da oferta pública de saúde por meio do SUS. Seus programas, projetos e serviços destinam-se à população de classes: baixa e média, tendo como objetivo a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, bem como buscando a cura dos pacientes e a desospitalização, onde o diálogo com os familiares é fundamental para que ocorra.
2.2 POLÍTICA SOCIAL
O Hospital é um estabelecimento que compõe a política de saúde, sendo responsável pela oferta dos serviços de saúde da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece atendimento, auxílio e orientações aos pacientes e famílias para prevenir situações futuras de agravamento das doenças. Busca também reunir familiares e profissionais para desenvolver determinadas ações em grupos.
Programas e projetos desenvolvidos pelo Hospital
Projetos:
- Agosto Dourado – finalidade de sensibilizar a importância do aleitamento materno;
- Setembro Amarelo – orientar profissionais e a população sobre tratamentos e quadro referente à saúde mental com foco na prevenção do suicídio;
- Outubro Rosa – conscientização do câncer de mama;
- Novembro Azul – conscientização do câncer de próstata;
- Dezembro Vermelho – conscientização de prevenção de DST’s (AIDS...), bem como tratamento e cuidados;
- Janeiro Branco – sensibilizar sobre a saúde mental;
- Março – Conscientização do Lúpus;
- Abril – Conscientização sobre o Autismo;
- Maio – mês da Enfermagem.
Programas:
- Oxigenioterapia – em parceria com o município e o estado
2.3 RECURSOS FINANCEIROS
...