Projeto Agrinho
Pesquisas Acadêmicas: Projeto Agrinho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SorayaSoares • 8/4/2014 • 893 Palavras (4 Páginas) • 516 Visualizações
PROJETO AGRINHO
1. IDENTIFICAÇÃO:
Tema: Trabalho e Consumo
Subtema: A Cultura do Cajueiro como fonte de renda familiar.
Escola: E.M.E.F. Milton Chaves e Silva
Endereço: Sítio Mundial S/N São João do Jaguaribe, Ce
Professora Responsável: Michele Moreira dos Santos
Série: 6º ao 9º ano
Duração do Projeto: 60 Dias
2. Justificativa:
A E.M.E.F. Milton Chaves e Silva, observando que a produção de caju é uma alternativa viável para aqueles que moram nas comunidades, onde está inserido seu alunado que tem a cultura do cajueiro como a principal fonte de renda para as mesmas em alguns meses do ano. Já que temos solo propicio para o desenvolvimento do cajueiro, tendo em vista que a comercialização dos seus produtos, especialmente a castanha, é o que movimenta e emprega a maioria da população local.
Sabendo da existência de uma Associação dos Produtores Rurais que abrange a maioria dos agricultores das comunidades vizinhas, escolhemos a temática para provocar uma reflexão crítica na comunidade escolar, em relação ao trabalho desenvolvido com as famílias no plantio, colheita, armazenamento e o comércio do caju.
Percebemos que esta plantação para as famílias é de extrema importância para seu sustento e sendo assim, os pais colocam seus filhos, sejam crianças e/ou adolescentes para o trabalho no intuito de maior rentabilidade, por ter mais mão de obra. Esta situação acaba atrapalhando o desempenho escolar destes, alguns chegam tão cansados que não tem estímulo para a participação nas atividades escolares.
De modo que possamos contribuir para que as pessoas possam encontrar soluções para as dificuldades apresentadas. Pois poderão atuar como cidadãos ativo e participativo na realidade a qual estão inseridos.
3. Objetivo geral:
• Sensibilizar os estudantes, produtores e a comunidade escolar da importância da cultura do caju, seus benefícios para a saúde, bem como, sabendo que é mais uma alternativa de fonte de renda familiar.
4. Objetivos da aprendizagem:
4.1 Português
a) Ler e compreender texto sobre trabalho e consumo, enfatizando a fonte de renda familiar local;
b) Produzir textos orais e escritos em acordo com as normas lingüísticas e de comunicação, diferentes gêneros sobre a participação de crianças e adolescentes na agricultura familiar.
4.2 Matemática
a) Construir gráficos sobre produção de caju;
b) Calcular a renda familiar dos agricultores da comunidade local
4.3 História
a) Compreender como surgiu os movimentos sociais contra a dominação e a exploração dos nordestinos ao longo dos séculos;
b) Mostrar as várias formas de organização social igualitária e independente que mais tarde vem impulsionar movimentos pró-reforma agrária e redistribuição de terras como é o caso do assentamento “Charneca” em nossa região.
4.4 Geografia
a) Identificar através de enquete crianças e adolescentes que trabalham na comunidade;
b) Comparar dados estatísticos na inserção de trabalhadores precoce no País, no Estado, na Região e no Município.
4.5 Ciências da Natureza
a) Compreender as propriedades nutricionais do caju, bem com a sua importância para comunidade local;
b) Identificar através de textos se o alunado é consumidor consciente.
4.6 Arte
a) Demonstrar através da arte visual o que se entende por trabalho e consumo;
b) Demonstrar com expressão gestual e corporal, que o trabalho, muitas vezes esta ligado ao consumo compulsivo.
5. Metodologia .
a) Pesquisas em livros, revista, filmes e a cartilha do Agrinho;
b) Estudo e Produção de textos sobre o tema;
c) Realização de entrevista com os produtores
...