Projeto Alimentação Saudavel
Trabalho Universitário: Projeto Alimentação Saudavel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RosanePetriKnaul • 1/6/2014 • 1.171 Palavras (5 Páginas) • 951 Visualizações
ESCOLA MUNICIPAL COSTA E SILVA
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
Rua Bandeirantes, 5433 – Margarida – Marechal Cândido Rondon – PR
CEP: 85974-000 Fone/Fax (45)3283-1175 em_costaesilva@hotmail.com
Projeto alimentação saudável
Professora: Rosane Petri Knaul
Projeto apresentado como
requisito de conclusão do Curso
de Formação de Multiplicadores
em Alimentação Saudável,
ministrado pelas nutricionistas:
Jaciara Reis e
Elly
Direção: Irdes Petry Kuhn
Coordenação: Valdir Albrink
Margarida/ 2013
Projeto alimentação saudável
Alimentação Saudável é mais do que um tema, é uma meta
INTRODUÇÃO
Sabedores que a infância é um período de intenso crescimento e desenvolvimento, no qual a alimentação exerce papel importantíssimo e por observarmos que um número grande de alunos tem trazido de casa produtos industrializado, tais como: salgadinhos, pirulito, bolachas, etc., para consumo diário, no intervalo (recreio), mesmo sendo proibido este lanche no ambiente escolar, bem como em relatos dos pais que os mesmos afirmam que em suas residências observam o mesmo quadro, ou seja, eles recusam a ingestão de alimentos saudáveis, que percebemos a necessidade de estimular nossos alunos ao hábito de alimentar-se de forma saudável.
Sentimos a necessidade de abordarmos esse assunto com os alunos da Escola Municipal Costa e Silva – Educação Infantil e Ensino Fundamental, Distrito de Margarida, Mal. Cdo.Rondon, além de conscientizarmos aos seus familiares pois a alimentação saudável durante as primeiras fases da vida poderá garantir um bom desenvolvimento físico e cognitivo ao longo dela.
A escola por ser uma instituição de grande influência na vida das crianças, é o lugar ideal para o início de desenvolvimento de ações de promoção à saúde e a aquisição e ou ampliação de uma alimentação saudável.
Este é um dos fatores que levou a Escola Costa e Silva a incentivar os alunos de se alimentar de forma saudável e consumir a merenda escolar, conforme Lamounier:
“Assim, a escola torna-se um ambiente favorável para o desenvolvimento de ações para a formação e promoção de hábitos alimentares saudáveis, por ser um espaço social onde as crianças passam grande parte do seu tempo convivendo e aprendendo novidades diariamente.”
Entre os fatores que influenciam no crescimento e desenvolvimento da criança e na preservação de sua saúde cabe à alimentação um lugar de importância indiscutível. É importante a formação de hábitos alimentares nas crianças para que tenham uma alimentação correta agora e que continuem a realizar esse hábito por toda a vida.
Devido o aumento do consumo crescentes dos produtos industrializados e o aumento da obesidade infantil em níveis alarmantes, o assunto "Alimentação Saudável" é mais do que um tema: é uma meta, e podemos dizer uma necessidade mundial.
“A obesidade é uma das doenças nutricionais que mais cresce no mundo. Este mal vem acometendo cada vez mais as crianças. Calcula-se que aproximadamente de 20 a 25% das crianças brasileiras apresentem excesso de peso na faixa etária entre 7 e 14 anos. Esse refinados e gorduras, tais como os fast foods.”
OBJETIVO GERAL:
Abordar e discutir assuntos relacionados à
alimentação saudável a partir dos quatro anos de idade,
ampliando o conhecimento das crianças sobre esse tema.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conhecer melhor as frutas e legumes, mostrando a importância e a necessidade nutricional deles para a nossa saúde física e mental;
- Incentivar os bons hábitos alimentares;
- Conscientizar sobre a importância e motivos pelos quais nos alimentamos;
- Reconhecer os alimentos que fazem bem à saúde;
- Incentivar a prática de exercícios físicos moderados e brincadeiras;
- Identificar cores, texturas e sabores de diferentes alimentos.
JUSTIFICATIVA
Diariamente algumas crianças recusam provar o lanche que é oferecido na escola, os alimentos são preparados com todo capricho e desperdiçados no lixo, enquanto que as crianças trazem de casa biscoitos recheados, balas, pirulitos, salgadinhos, etc, para se alimentarem. Outra preocupação é com a alimentação em seus lares, pois os pais dizem que em casa as crianças recusam os alimentos saudáveis, como: frutas e verduras. Neste sentido nosso intuito é incentivar o consumo destes alimentos, mostrando que são saborosos e nutritivos, além de propiciar que os pais recebam orientação de profissional habilitado para que em casa busquem proporcionar aos filhos uma alimentação saudável, com técnicas para torná-los atrativos.Tal quadro nos mobilizou para realizar um trabalho prévio em sala de aula e buscar orientar aos familiares dessas crianças quanto à importância da alimentação saudável, pois:
“A infância é a fase
...