Projeto Coração Saudável
Por: Uelma Dourado • 4/4/2016 • Projeto de pesquisa • 1.057 Palavras (5 Páginas) • 390 Visualizações
JUSTIFICATIVA:
Um coração saudável depende muito dos hábitos de uma pessoa. E os hábitos surgem na infância. Conscientizar as crianças para ter uma vida mais saudável é buscar a formação de uma geração com mais saúde e qualidade de vida.
Com este propósito, pretendemos:
Conscientizar os alunos e familiares sobre a importância e os benefícios de uma vida saudável;
Esclarecer como nossa alimentação e modo de viver refletem diretamente na nossa saúde e principalmente da saúde do nosso coração;
Auxiliar na elaboração de uma rotina saudável, de forma prazerosa e simples, ao alcance de todos;
Incentivar a prática de esportes, resgatando o convívio e a interação entre a família e também a comunidade.
SITUAÇÃO PROBLEMA
A obesidade infantil é um problema que preocupa muito na atualidade.
Segundo o dr. Drauzio Varella, estamos vivendo uma “Epidemia da Obesidade”: 40% dos adultos estão com excesso de peso. E as crianças estão indo no mesmo caminho, chegando a 17% dos adolescentes com sobrepeso atualmente.
A criança obesa acaba tendo problemas de saúde, como alterações no nível de colesterol, além de sofrer com discriminação por parte dos colegas.
Os hábitos alimentares das nossas crianças contribuem muito para aumentar cada vez mais este cenário: fast food, salgadinhos e guloseimas estão presentes no dia a dia da criança. Horas em frente da televisão ou jogando videogame também contribuem e muito com esta situação.
Para que possamos começar a mudar este quadro, é importante também conscientizar as famílias, pois o controle da obesidade infantil começa em casa.
OBJETIVO
Convidar as famílias a participarem juntamente com os filhos na construção de uma rotina saudável. Orientar e alertar através de especialistas sobre os malefícios de uma vida sedentária e como prevenir problemas de saúde adquirindo hábitos saudáveis. Explicar como uma vida saudável traz muitos benefícios para todos e como devemos estimular desde cedo as crianças a aderirem a esse estilo de vida. Traçar objetivos que auxiliem nessas mudanças de hábitos.
EMBASAMENTO TEÓRICO
O estilo de vida das pessoas na atualidade, apesar de viverem na era da tecnologia e terem muita informação sobre o que é benéfico e o que é prejudicial para a saúde, não colabora para prevenção de doenças como a diabetes e problemas de saúde causados pela obesidade.
A vida moderna acaba proporcionando inúmeros fatores para que se tenha essa dificuldade de ter uma rotina mais saudável. O que é fácil e rápido acaba atraindo as pessoas a fazerem uso de uma alimentação errada, muitas vezes por não terem tempo para preparar algo mais saudável e de qualidade. Nesse ritmo as crianças acabam se adequando a essa realidade, consumindo em excesso alimentos industrializados, fast food e refrigerantes. A falta de exercício físico é também uma das causas da obesidade infantil. As crianças que passam muito tempo na frente da televisão terão mais probabilidade de se tornarem crianças obesas do que as crianças que brincam ao ar livre ou que praticam esportes.
A criança que tem tendência a sobrepeso consequentemente será um adulto com uma grande chance à obesidade e problemas de saúde acarretados por ela. Dr. Drauzio Varella afirma que nossa propensão genética para a obesidade encontrou ambiente favorável nos erros alimentares associados ao sedentarismo da vida moderna.
Doenças cardiovasculares e diabetes são uns dos problemas causados por hábitos irregulares de alimentação e sedentarismo, além de outros como, elevar os níveis de gordura no sangue, hipertensão, problemas ortopédicos, musculares e dermatológicos. Nos dias atuais, a diabetes, se constitui em problema de saúde pública pelo número de pessoas que apresentam a doença, principalmente no Brasil. As estimativas da Organização Mundial da Saúde são de que, nos próximos 25 anos, o número de diabéticos pode duplicar em todo o mundo, por isso, não custa tomar precauções para evitar essa doença sem cura. Embora não possa ser curada, a diabetes pode ser evitada, tendo um bom estilo de vida e cuidados com a alimentação.
Os hábitos prejudiciais à saúde devem ser identificados e alterados. Através de programas e projetos governamentais, que são disponibilizados à população, como controle de pressão arterial, diabetes e obesidades, hoje as pessoas tem muitos meios e alternativas para procurarem ajuda na correção desses problemas. Os parques dos bairros estão sendo equipados com academias de ginástica ao ar livre, os postos de saúde oferecem caminhadas e atividades físicas com profissionais da área, além de um controle periódico de saúde. Ou seja, tem os problemas que são acarretados por essa vida moderna, mas também tem muitos meios oferecidos para corrigi-los.
...