Projeto querubim serviço social
Por: analu2010 • 22/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.055 Palavras (9 Páginas) • 658 Visualizações
SERVIÇO SOCIAL
“PROJETO QUERUBIM”
ALEITAMENTO MATERNO E RESGATE A CIDADANIA
Acadêmica: Leandra Alves da Silva RA 308320
Acadêmica: Marina Rosa de Souza Lima RA 289203
Supervisora de Campo: Solange Maria Rodrigues Doldan
Tutora Presencial: Roseli Aparecida Pini
Eldorado – MS
Setembro de 2014.
“PROJETO QUERUBIM”
Acadêmica; Leandra Alves da Silva. RA: 308320.
Acadêmica: Marina Rosa de Souza Lima. RA: 289203
Relatório de Estágio apresentado ao curso de Serviço Social do Centro
de Educação a Distância CEAD da Universidade ANHANGUERA UNIDERP como requisito Obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado, Serviço Social III.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos á Deus, aos nossos familiares por sua paciência, compreensão e carinho nos momentos mais difíceis. Aos nossos filhos, amigos, e as pessoas que com suas presenças nos fizeram compreender um mundo melhor.
REFLEXÃO:
“Amor, paciência, ética e muita determinação são condições necessárias para todos os que desejam trabalhar na área social”.
SUMÁRIO
Resumo..............................................................................................
Introdução..........................................................................................
Desenvolvimento................................................................................
Considerações Finais.........................................................................
Referencias Bibliográficas..................................................................
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo informar as gestantes sobre a importância do aleitamento materno, sendo que este é a pratica alimentar mais adequada para crianças de até seis (6) meses de vida, e apresentar uma revisão atualizada sobre aspectos práticos na promoção e no manejo do aleitamento materno.
Buscou-se um projeto social no intuito de desenvolver uma ação socioeducativa que levasse informações concretas para as gestantes. Apresenta também a essas gestantes a inclusão de seu filho legalmente na sociedade através da certidão de nascimento, mostrando a importância desse documento que é a primeira identidade da criança, e é através da certidão que se obterá todos os outros documentos necessários, se tornando assim um cidadão.
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho apresenta o Estágio Curricular Supervisionado III do Curso de Serviço Social à Distância da Universidade Anhanguera UNIDERP 8º Semestre. O mesmo tem como principal objetivo propiciar aos acadêmicos do curso de Serviço Social, experiências concretas de vivência em seu futuro campo de trabalho e de atuação, tendo como intuito proporcionar conhecimentos que auxiliam na identificação dos serviços, programas e projetos de assistência social, preparando-os para atuar e desenvolver atribuições no âmbito da avaliação, elaboração e execução das políticas públicas, ou seja, trabalhar no estudo da realidade social, onde se insere a questão social, instrumento de trabalho do Assistente Social.
O estágio concretiza-se como uma experiência única e indispensável, momento preparatório em que leva o acadêmico a uma reflexão de seus propósitos e aperfeiçoamento da aprendizagem, pois é onde começa a correlacionar teoria e prática, é visto também como período de exercício profissional previsto em currículo, pois é o período em que o estudante de graduação encontra-se em contato direto com o ambiente de trabalho. Nessa fase de aprendizado vale ressaltar que a preparação do acadêmico para o mercado de trabalho, encontra-se inserida na base prática, a fundamentação e especialização teórica ao exercício profissional, sob a qual exige a profissão. Contudo, o estagiário junto ao Supervisor de Campo e Assistente Social, a partir das demandas vivenciadas cotidianamente precisa empenhar-se no aprimoramento dos programas e dos serviços prestados a população. Deve também garantir sigilo profissional, para proteger os usuários das políticas públicas, realizarem estudos e pesquisas com o propósito de avaliar a realidade social e emitir parecer social.
Essa inserção possibilita ao futuro assistente social, a consolidação do processo de aprendizagem, pois complementa o estudo teórico das relações sociais e possibilita uma base estruturante para o entendimento conjuntural da profissão, tanto em relação à postura ética e moral de acordo com o Código de Ética, quanto pelo compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população.
O estágio foi realizado no CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social) de Eldorado - MS, localizado na Rua Rio Nicolau Ritter, n°300, Jardim Novo Eldorado, Os serviços de Proteção Social Básica da Assistência Social, ofertados no CRAS destinam-se as famílias que estão vulneráveis e se encontram em situação de risco, os mesmos são desenvolvidos por meio de ações preventivas, como estudo social, projetos, palestras, reuniões, campanhas socioeducativas, etc. A política de Assistência Social comporta equipes de trabalho Inter profissionais, sendo que a experiência, formação e intervenção histórica dos assistentes sociais nessa política social não só os habilitam a compor as equipes de trabalhadores, como privilegia esses profissionais um papel fundamental na consolidação da assistência social como direito de cidadania.
...