Psicologia II
Por: taniasocial • 7/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.277 Palavras (14 Páginas) • 219 Visualizações
[pic 1]
Belenzinho - SP
Serviço Social
4º Semestre em EAD
Psicologia e Serviço Social II
Camila Rodrigues dos Santos RA: 7192541810
Juliana Aparecida Rodrigues da Costa RA: 6966390147
Rosana Pereira de Matos RA: 6966389415
Rosemeire Pereira Souza Santos RA: 6966451669
Tânia Aparecida Barbosa RA: 6908389492
Irineia S. Normandia
São Paulo
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 CULTURA 3
3 CONFLITOS 4
4 O FUNCIONAMENTO DO BOPE 6
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
6 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 9
Introdução
Esse trabalho traz o conceito de cultura e como a sociedade se expõe perante esse tema. Nos traz o que envolve a cultura na forma de interpretação da sociedade em situação de vulnerabilidade. Onde se consiste o preconceito e a violência.
A violência presente na maioria nos filmes produzidos no Brasil, é um retrato da realidade vivida pela população brasileira em seus estados. Sabemos que há uma maior exposição de alguns estados, como Rio de Janeiro por exemplo.
Por meio do filme Tropa de Elite podemos analisar sobre tráfico de drogas, corrupção e sua situação no Brasil. O mundo do crime se cruza com a vulnerabilidade da sociedade, quando expõe o trabalho do Terceiro Setor a “ONG” dominada pelos chefes do tráfico.
Esse filme analisado mostra a hipocrisia da classe média no caráter dos estudantes universitários que falam mal da postura da policia militar e ao mesmo tempo fomentam o tráfico, sendo revendedores no asfalto.
Por trás de tantas situações é exposto os conflitos, onde muitos nos faz perder até o fôlego em diversos aspectos, tal como a forma de manifestações de interesses coletivos e de rivalidade contra o poder estatal.
Traz também o papel do Assistente Social como profissional que tem como objetivo da profissão inserir os indivíduos em suas bases, garantidos na Constituição Federal, de direitos sociais e civis.
Esclarece o papel do BOPE, como polícia e suas exigências quanto ao condicionamento da lei. Enfrentando até mesmo a base da polícia militar, onde mostra a corrupção, o descaso com a sociedade brasileira. Esse filme foi só um “estopim” para o conhecimento da realidade muitas vezes camufladas na sociedade pelo poder político. Mas por outro lado traz o lado especial do BOPE de compromisso com a lei a qualquer custo, por meio de sua estrutura.
Cultura
Quando falamos sobre o assunto cultura, nos deparamos não só com linhas de estudos de convívio social humano. Deparamo-nos também com estudos, que nos comparam com animais considerados superiores quanto à inteligência para comportamentos entre outros seres da mesma espécie ou de outras, como nos afirma o naturalista inglês Charles Darwin (1809 – 1882) em sua obra Origem do homem e a seleção sexual (1871).
Mas visivelmente é hábito dizermos que nós seres humanos somos superiores ao reino animal, mesmo tendo situações em meio deles que nos lembram de atitudes internalizadas em nós, tais como a proteção de uma mãe e a violência exposta hoje na sociedade, onde muitos consideram lei de sobrevivência. Diante de muitas situações onde estudiosos afirmam a semelhança entre seres racionais e irracionais, destacamos a cultura como um diferencial importante como evolução e superioridade da raça humana em seu convívio social.
É comum querermos comparar pessoas ou grupos de pessoas, no seu ambiente de convívio, ou grupo ao qual faz parte. Normalmente questionamos o que é diferente do nosso. Um exemplo é quando dizemos que uma pessoa bem estudada e instruída tem cultura e olharmos um índio e dizermos que são seres sem cultura. Será que cultura não nos traz uma ligação com tradição? Assim todos são seres cultos em seu círculo de vivência.
Resultamos numa afirmação, esse tem cultura ou esse não tem cultura. Mas para que uma delas se tornem afirmação de fato e verdade, devemos saber, o que é cultura?
Concluímos que cultura são influências ao ambiente de vivência de um indivíduo. A qual ele se identifica. Vem por questões que guiam o comportamento social, estando sempre em processo de evolução e mudança. Dando-nos a oportunidade de compreender os valores internalizados em nós ou que nos influenciam. O grande marco é conseguir entender, compreender e respeitar a do outro.
O filme Tropa de Elite nos traz claramente manifestações culturais, as quais podem até vir mudar o pensamento crítico de pessoas as quais eram radicais por um determinado seguimento. Uma delas é em cima da cultura militar, que nos mostra a indignação dos estudantes em relação a repreensão opressiva demasiadamente violenta, que não garante proteção, como deveria ser por dever do Estado, mas que a cada dia tem ocultado a corrupção e a opressão. Uma outra é a Ong na comunidade, onde apresentam o interesse de estudantes da classe média e alta em realizar trabalhos voluntários na mesma. Mesmo tendo seus interesses por traz disso. A revolta da personagem Maria , quando não poderia mais voltar na ONG, nos traz a realidade de uma cultura dominadora pelo poder do tráfico nos morros do Rio de Janeiro. Mostrando-nos uma sociedade cativa, tanto de um lado quanto do outro. Pois é cultural o pensamento de que “favelado” não presta e de que todos os negros são bandidos.
...