PSICOLOGIA II - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Por: hfengenharia • 20/11/2016 • Trabalho acadêmico • 687 Palavras (3 Páginas) • 494 Visualizações
[pic 1]
Disciplina: EAD220 - PSICOLOGIA II - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Professora: CARLA MERCES DA ROCHA JATOBA FERREIRA
Aluno (a): JANINE PEREIRA DA MOTA - 14.2.0979
Polo: DIVINOLANDIA DE MINAS
Período: 4º PERIODO
Tutora a distância: ELIAS SALES DA SILVA
Data: 23/05/2016
Atividade 2
Elaboração de 3 questões com respostas sobre o estágio operatório da Epistemologia Genética.
- A idade média de sete anos coincide com o começo da escolaridade da criança, propriamente dita, marca uma modificação decisiva no desenvolvimento mental. Em se tratando da conduta e a socialização tanto interindividual como na relação coletiva o que se modifica?
R. Em se tratando das relações interindividuais, a criança segundo Piaget depois dos sete anos, torna-se capaz de cooperar, porque não confunde mais seu próprio ponto de vista com o dos outros, dissociando-os para coordená-lo. Neste estágio as crianças discutem os diferentes pontos de vistas podendo respeitar e compreender a opinião do colega e justificar e defender a própria, assim o egocentrismo desaparece quase totalmente. Quanto ao comportamento coletivo das crianças, constatam-se depois dos sete anos notáveis mudanças nas atitudes sociais como, por exemplo, na casa dos jogos com regra. O essencial é que a criança se torne suscetível a um começo de reflexão. Em vez das condutas impulsivas da primeira infância, acompanhadas da crença imediata e do egocentrismo intelectual, a criança, a partir dos sete ou oito anos, pensa antes de agir, começando, assim, a conquistar deste processo difícil que é a reflexão.
02- Conforme discute Piaget, na fase da segunda infância ocorre uma evolução na afetividade. Segundo este ponto quais são as principais mudanças ocorridas na maneira de brincar?
R. As brincadeiras começam a ser substituídas pelos jogos e competições, apesar das crianças apresentarem dificuldades nos estabelecimentos das regras. Os sujeitos desta fase privilegiam as regras e excluem a trapaça, porém não consideram a mesma proibida, violando o acordo que realizou entre os colegas sobre o jogo, se necessário. Em relação à “mentira”, a mesma já é bem compreendida, porém na maioria dos sujeitos desta idade privilegia o sentimento de justiça. Estes jogos são importantes para o desenvolvimento integral da criança, pois estimulam a socialização, o desenvolvimento moral e o intelectual.
.
03- Explique o Período das Operações Concretas e o Período das Operações Formais.
R. As operações desse período são chamadas de concretas porque baseiam diretamente nos objetos, e não ainda nas hipóteses enunciadas verbalmente, estabelecem-se as transições entre a ação e as estruturas lógicas mais gerais. A criança consegue resolver problemas de conservação, consolidando as conservações de número, substância volume e peso, as primeiras operações lógicas ocorrem possibilitando ao indivíduo a capacidade de classificar objetos conforme suas semelhanças ou diferenças, já é capaz de ordenar elementos por seu tamanho, grandeza, incluindo conjuntos, organizando o mundo de forma lógica ou operatória.
No período das operações formais o jovem é capaz de raciocinar prevendo as relações que poderiam ser válidas, esse período é o ápice da inteligência, a distinção entre o real e o possível é uma das características essenciais desse período o qual corresponde ao nível de pensamento hipotético-dedutivo ou lógico-matemático, tem estrutura para libertar-se do concreto em proveito de interesses orientados para o futuro e assim calcular probabilidades, com o desenvolvimento das capacidades atingidas nesse período já é possível a compreensão de metáforas, outra característica marcante desse período é a capacidade de olhar para dentro de si próprio, ou seja, pensar sobre o pensamento, o adolescente avalia sua personalidade, inteligência e aparência, adota atitudes e ações como regime exercícios físicos etc. O período das operações formais apresenta assimilação do real somente em função dos desenvolvimentos imaginados ou deduzidos, os jovens desse período apresentam também a construção de idéias ou de estruturação de valores ligados a projetos de futuro. O período das operações formais é o terreno comum do pensamento adulto e nenhum outro sistema mental acontece após esse; O desenvolvimento mental segue na vida adulta, por meio de um aumento gradual em profundidade de compreensão.
...