Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio keynesiano da demanda efetiva?
Tese: Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio keynesiano da demanda efetiva?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: R6277258790 • 23/3/2014 • Tese • 782 Palavras (4 Páginas) • 4.666 Visualizações
1)Qual a principal diferença entre a ley de Say e o princípio Keynesiano da demanda efetiva?
Lei de Say: “ a oferta cria sua própria procura”, o aumento da produção transformar-se-ia em renda dos trabalhadores e empresários, que seria gasta na compra de outras mercadorias e serviços.
Segundo o pensamento keynesiano, um dos principais fatores responsáveis pelo volume de emprego é o nível de produção nacional de uma economia, determinado, por sua vez, pela demanda agregada ou efetiva, ou seja, sua teoria inverte o sentido da lei de Say ao destacar o papel da demanda agregada de bens e serviços sobre o nível de emprego.
2)Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós keynesianos, marxistas e institucionalistas.
• Monetaristas ; privilegiam o controle da moeda e um baixo grau de intervenção do Estado.
• Fiscalistas ; recomendam o uso de políticas fiscais ativas e acentuando grau de intervenção do Estado.
• Pós-keynesianos; tem explorado outras implicações da obra de Keynes, procurando mostrar que ele não negligenciou o papel da moeda e da política monetária.
• Marxistas; desenvolve uma teoria do valor-trabalho e consegue analisar muitos aspectos da economia com seu referencial teórico
• Institucionalistas; dirigem suas críticas ao alto grau de abstração da teoria econômica e ao fato de ela não incorporar em sua análise as instituições sociais.
3)O objetivo das empresas é maximizar os lucros. As normas jurídicas, entretanto, têm por fim proteger a sociedade de abusos e delimitam o campo de atuação das empresas. Você acha que a lei n° 8.884/94 tem essa finalidade?
Sim, esses órgãos do sistema atuam em duas frentes: na primeira, no controle das estruturas de mercado; a segunda, procurando coibir condutas ou práticas anticoncorrenciais.
O controle de estruturas de mercado fiscaliza as fusões de empresas e grupos empresariais.
O controle de condutas fiscaliza a fixação de preços de revenda, as vendas casadas, os acordos de exclusividade, a cartelização de mercados e os preços predatórios.
4)Descreva o Sistema Brasileiro de defesa do Consumidor e o Papel de cada órgão que o compõe.
5)O estabelecimento comercial pode ser conceituado de duas óticas: a econômica e a jurídica. Explique cada uma delas.
6)Qual o principal campo de atuação da teoria microeconômica?
Analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercado específicos.é uma ferramenta útil para estabelecer políticas estratégicas, dentro de um horizonte de planejamento, tanto para empresas como para políticas econômicas.
4)Descreva o Sistema Brasileiro de defesa do Consumidor e o Papel de cada órgão que o compõe.
O sistema Brasileiro de defesa do consumidor prevê uma proteção forte e consistente ao consumidor baseada em princípios e direitos que protegem tanto no lado econômico, como no lado da personalidade do consumidor, garante o acesso aos órgãos jurídicos e administrativo. Para a aplicação de todos os direitos, foi criado o sistema nacional de defesa do consumidor (SNDC) composto por diversos
...