Qualidade de Vida dos Pacientes Renais Crônicos
Por: aluappaula • 20/6/2016 • Monografia • 9.732 Palavras (39 Páginas) • 402 Visualizações
UNIVERSIDADE POTIGUAR - UnP
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
ESCOLA DE SAÚDE
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
A QUALIDADE DE VIDA APÓS O TRANSPLANTE RENAL: uma experiência de estágio supervisionado com os pacientes de hemodiálise.
Monografia apresentada à Universidade Potiguar – UnP, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.
Orientador: Profª. Ms. Maria Cristina Pereira.
NATAL
2016
Aprovado em:____/____/_____
BANCA EXAMINADORA
_________________________________
____________________________________
_____________________________________
AGRADECIMENTOS
“Faça todo o bem que puder, usando todos os meios que puder de todas as maneiras que puder… para todas as pessoas que puder, durante o maior tempo que puder.”
- John Wesley.
RESUMO
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é fruto da experiência do estágio curricular desenvolvido no Instituto do Bem, localizado, no município de Natal/RN. Cuja (Tal) experiência possibilitou a elaboração de um projeto de intervenção, cujo objetivo foi conhecer a qualidade de vida, a partir da percepção dos mesmos, após a realização do transplante. Discorre sobre a trajetória da política Nacional de Transplante Renal no Brasil. Contextualiza o fazer profissional do Assistente Social no Protransplante, trazendo a sistematização das ações desenvolvidas durante a implementação do projeto de intervenção. A metodologia utilizada na elaboração deste trabalho consistiu em: pesquisa bibliografia e documental, diário de campo, relatório de estágio, analise da experiência de estágio. Quanto aos resultados alcançados, constatou-se que, é primordial o Serviço Social desenvolver um trabalho sócio educativo para informar aos pacientes sobre os benefícios do transplante renal. O trabalho interventivo sobre a qualidade de vida após o transplante renal contribuiu no sentido de esclarecer aos pacientes renais crônicos que fazem parte do programa Protransplante acerca da qualidade de vida após do transplante renal.
Palavras- chave: Política de Saúde. Protransplante. Serviço Social.
ABSTRACT
Key words: Health Policy Protransplante.. Social service.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
GRÁFICOS !!!!
LISTA DE SIGLAS
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 12
2 A POLÍTICA NACIONAL DE TRANSPLANTE RENAL NO BRASIL
2.1 INSTITUTO DO BEM: Prestando serviços vinculados ao terceiro setor
2.2 PROTRANSPLANTE: LÓCUS DO ESTÁGIO CURRICULA
3 O FAZER PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAUDE E NO PROTRANSPLANTE
3.1 A QUALIDADE DE VIDA APÓS O TRANSPLANE RENAL: objeto de pesquisa e de intervenção.....................................................................................................................45
3.2 UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROTRANSPLANTE......................................................................................................49
3.2.1 CENTRO DE DOENÇAS RENAIS – CDR.............................................................44
3.2.2 INSTITUTO DOS RINS.........................................................................................33
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS ..............................................................................................................59
APÊNDICE .....................................................................................................................63
ANEXO ...........................................................................................................................68
- INTRODUÇÃO
O Instituto do Bem tem como propósito oferecer ações de cidadania nas áreas de saúde e educação, visando à melhoria da qualidade de vida das pessoas, com enfoque na temática da doação e transplante de órgãos.
O serviço social na saúde, especificamente no IBEM surge com o objetivo de conscientizar a população para a importância da doação de órgãos, visando o aumento do número de órgãos doados no Estado do Rio Grande do Norte, e, em paralelo, oferecer suporte assistencial para os pacientes transplantados e em fila de espera para o transplante. Foi nessa perspectiva que vivenciei o estágio curricular obrigatório no IBEM no período compreendido entre fevereiro e novembro de 2015, cuja intervenção teve como objeto de estudo a Qualidade de Vida após o Transplante Renal.
Com esse olhar, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como finalidade expressar o resultado da experiência de Estágio Supervisionado, do Curso de Serviço Social da Universidade Potiguar (UnP), desenvolvido no Instituto do Bem na cidade do Natal, Rio Grande do Norte.
Para a construção desta monografia, foi necessária a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre a Política de Transplante no Brasil, possibilitando assim uma compreensão profunda sobre a mesma e a inserção do serviço social na saúde.
Diante disso, o trabalho encontra-se estruturado em três seções. Sendo a primeira esta breve Introdução. A segunda seção traz uma retrospectiva sobre a Política Nacional de Transplante Renal no Brasil e consequentemente o surgimento do Protransplante.
Na terceira e ultima seção discorreremos acerca do fazer profissional do assistente social evidenciando o programa Protransplante. Considerada a seção mais importante, traremos o fazer profissional na saúde, a inserção do Serviço Social no Protransplante e as ações que foram desenvolvidas no IBEM.
...