Queda Dos Corpos
Exames: Queda Dos Corpos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DayaneCristina98 • 13/3/2015 • 1.056 Palavras (5 Páginas) • 286 Visualizações
KYSHTYM,União Soviética (Atual Rússia):29 de setembro de 1957.
A União Soviética também foi palco do segundo grande acidente nuclear que marcou a história do século XX. AIEA classificou o evento como um desastre nível 06, considerado “acidente grave”.
Os cientistas soviéticos foram freneticamente tentando alcançar os norte-americanos após a Segunda Guerra Mundial, quando começou a construção da instalação nuclear de MAYAK. A história nuclear soviética tem muitos buracos, por isso é impossível saber se algumas decisões tomadas na construção estavam a salvo. Como se viu, muitas dessas decisões comprometeram instalação da usina.
Inicialmente, os operadores da usina despejaram resíduos nucleares em um rio próximo, antes da instalação de armazenamento de resíduos, iniciada em 1953. A instalação do armazenamento começou a superaquecer, motivo pelo qual um refrigerador foi adicionado. No entanto, ele foi mal construído.
Em Setembro de 1957, o sistema de arrefecimento no tanque, que continha cerca de 70 toneladas de resíduos radioativos, falhou e a temperatura começou a aumentar. Isto causou explosão dos resíduos secos. Não houve vítimas imediatas, como resultado da explosão, mas a AIEA encontrou libertação significativa de material radioativo ao meio ambiente. A nuvem radioativa se espalhou por centenas de quilômetros ao nordeste.
O governo soviético lançou pouca informação sobre o acidente, mas foi forçado a evacuar dez mil pessoas na área afetada após relatórios. Estima-se que a radiação causou morte de 200 pessoas devido ao câncer.
Windscale, Grã-Bretanha: 10 de outubro de 1957. Nível Cinco.
Windscale
Os operadores perceberam que a temperatura do reator ficou em constante aumento, quando deveria diminuir. Eles inicialmente suspeitavam de que o equipamento estava com defeito. Quando dois trabalhadores da usina foram inspecionar perceberam que o reator estava envolto em chamas.
Estima-se que 200 pessoas na Grã-Bretanha desenvolveram câncer por causa de Windscale, metade deles fatais. O número exato de mortes é difícil de encontrar porque o governo britânico tentou encobrir o quão sério o fogo tinha sido. O primeiro-ministro, Harold Macmillan, estava preocupado em não desgastar o apoio público para projetos nucleares. Também é difícil colocar número exato sobre as mortes porque a radiação espalhou para centenas de quilômetros ao norte da Europa.
Three Mile Island, Estados Unidos: 28 de março de 1979. Nível Cinco.
Three Mile Island
Tudo começou com um encanamento simples quebrado. Uma pequena válvula aberta para aliviar a pressão no reator foi acionada, mas não funcionou. Por causa dos efeitos proporcionados à água de resfriamento o núcleo começou a superaquecer. O núcleo começou a superaquecer, chegando a 4.300 graus centígrados. A água quase atingiu as barras de combustível, o que teria causado colapso completo do núcleo. Mas os designers da usina nuclear finalmente foram capazes de alcançar os operadores de planta para transformar a água novamente em condições estabilizadas.
O governo disse que ninguém havia morrido de causas relacionadas com o incidente. Porém, outros institutos alternativos descobriram que pode haver excesso de morte por câncer ao longo de um período de 30 anos, como resultado da radiação.
05 – Tokaimura, Japão: 30 de setembro de 1999.
Lote de urânio enriquecido foi preparado para um reator nuclear que não havia sido utilizado há três anos. Os operadores não tinham sido treinados em como lidar com o urânio, que era tão altamente enriquecido. Colocaram quantidade além da indicada para dentro da solução em um tanque de precipitação. Porém, o tanque não foi projetado para este tipo de urânio.
Somente quando o tanque foi drenado a reação química parou. Mas até então, já era tarde demais para dois dos três operadores que morreram de radiação. Menos de uma centena de trabalhadores e pessoas que moravam nas redondezas foram hospitalizadas por exposição à radiação. Mais de 160 pessoas que viviam dentro de mil pés da planta foram evacuados, segundo a Associação Nuclear Mundial.
Japão, 12 de março de 2011
O terremoto de 9 pontos da
...