Química Inorgânica I
Pesquisas Acadêmicas: Química Inorgânica I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: larissa.br • 22/3/2015 • 684 Palavras (3 Páginas) • 517 Visualizações
1) Demonstre a versatilidade do fosgênio nos processos industriais.
O fosfogênio, também chamado de fosgênio é extremamente versátil, mostrado uma relativa labilidade frente e outros compostos, para a formação de uréia, dióxido de carbono, isonitrilas, derivados contendo ligações C-Cl/ C-F etc. Seria possível também para uma boa resposta mostrar, esquematizando um grupo de reações. Não é necessário a descrição de todas as reações mas pelo menos as mais comuns. ( próxima prova!)
2) O CO2 é um poluente que tem tempo de vida de aproximadamente 8 anos na atmosfera. Na indústria como o laboratório, reagindo-se este óxido molecular com NaOH e CaO obtém-se quais produtos?Justifique a sua resposta.
Respectivamente teríamos que associar a formação de bicarbonato de sódio e carbonato de cálcio. Meios empregados para captura de CO2 atmosférico.
3) O que é uma dissociação heterolítica? Dê um exemplo.
A dissociação heterolítica está associada cisão de ligações químicas de modo assimétrico, formando entidades com reatividade químicas divergentes, ou seja, no caso do hidrogênio a quebra da ligação química leva a formação de entidades protônicas (H+) e hidretos (H-).
4) Apesar de estável o gás Xe forma compostos químicos. Explique esta afirmação através do exemplo do XeF4 diga qual a sua geometria e hibridização.
O Xenônio tem uma energia de ionização acessível, ou seja, consideravelmente menor que nos outros gases nobres, permitindo assim a possibilidade de um processo de hibridização. Esta hibridização favorece a “acomodação” de elétrons do F- nos orbitais vazios do Xe. A geometria formada é a quadrática, pois os quatro ligantes estão em um mesmo plano, além disso, temos mais dois pares de elétrons isolados do Xe.
5) Cite três métodos de obtenção de hidrogênio (descreva-os).
Por exemplo: Craqueamento do petróleo, eletrólise e subproduto das indústrias de álcalis.
6) Trabalhando com derivados de ouro (AuCl) para produção de nanoestruturas utilizou-se uma fosfina. Observando apenas a estabilidade estérica da ligação formada, qual das duas fosfinas você usaria: PPh3 ou PCy3 ?
É necessário ressaltar que as duas fosfinas terão a possibilidade de ligação química com ouro, mas, por uma certa afinidade a PPh3 terá uma maior energia de ligação, conferindo maior estabilidade (termos estéricos). Esta maior estabilidade está associada ao cone de reatividade. Quanto menor o cone maior a reatividade dos pares de elétrons isolados. Por outro lado a PCy3 é uma ótima doadora sigma e a ligação também será estável. Na prova pode ser questionado um efeito ou outro.
7) O ácido bórico é um ácido fraco em soluções aquosas. O boro age como um ácido de Lewis. Explique esta afirmação.
O boro recebe um par de elétrons da água, formando uma estrutura tetraédrica conferindo estabilidade química a este ácido de Lewis. (próxima prova)
8) Qual a necessidade da utilização de KF junto ao HF para
...