RECICLAGEM
Artigo: RECICLAGEM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jailsom • 5/3/2015 • 525 Palavras (3 Páginas) • 130 Visualizações
PRÉ-PROJETO RECICLAGEM
Justificativa
A discussão emergente no contexto social sobre a dimensão ambiental marcada pela degradação de vários ecossistemas remete a se debater o assunto no meio educacional, envolvendo vários atores deste universo em seus diversos papeis e formas de organização social enfatizando a sustentabilidade sócio ambiental.
Com o intuito de se propagar a consciência ambiental alguns caminhos podem configurar o atual quadro socioambiental caracterizado por degradação, buscando unir esses atores em torno tema possibilitando a expansão da participação popular tornando as informações conduzidas pelo poder publico acessíveis.
As consequências do modelo socioambiental atual configuram vários obstáculos para o progresso na consciência da sociedade sustentável. Segundo Jacobi 2004. “Pode-se afirmar que as causas básicas que provocam atividades ecologicamente predatórias podem ser atribuídas às instituições sociais, aos sistemas de informação e comunicação e aos valores adotados pela sociedade”.
A afirmação acima demonstra a emergência de debater o assunto com a sociedade incentivando sua participação assim os problemas possam ser pontuados ser socialmente construídos.
Este processo inicia-se em mudanças como as informações são veiculadas, e na garantia de acesso e transparência nas gestões institucionais. As instituições sociais e os sistemas de informação podem facilitar os argumentos em torno da construção de uma sociedade sustentável, através do exercício da cidadania mudando valores constituídos para praticas que disseminem a educação ambiental garantindo novos modelos de vida que possam questionar o modelo atual predatório, esta mudança de paradigma e essencial e precisa ser enfrentada.
A educação ambiental em um contexto de sustentabilidade integra e estimula constantemente as responsabilidades éticas relacionadas com a justiça social, apontando propostas pedagógicas que centraliza a participação dos alunos, muda comportamentos e valores, desenvolve competências e aperfeiçoa habilidades.
Novos saberes são constituídos na relação entre o meio ambiente e educação para cidadania assumindo papeis desafiadores. Ela tem que inovar e ser critica, tanto no processo formal quanto no informal, visando uma atitude de transformação social.
O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tomando com referencia que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela degradação e o homem. Tristão (2004, p. 20)
“Os educadores ambientais esbarram em dois desafios o primeiro segundo Tristao 2004, resgatar e desenvolver valores e comportamentos ( confiança, respeito mutuo, responsabilidade, compromisso, solidariedade e iniciativa), o segundo estimular uma visão global e critica das questões ambientais e promover um enfoque interdisciplinar que resgate e construa saberes”.
Ha a necessidade no campo da educação ambiental o fortalecimento que viabilize e articule incisivamente o enfrentamento dos problemas sociais e a degradação ambiental.
Conclusão.
Este pré-projeto tem o intuito de levantar a discussão sobre educação ambiental e seus caminhos, desenvolvimento
...