REFERENCIAL TEÓRICO
Trabalho acadêmico: REFERENCIAL TEÓRICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: driii • 19/10/2013 • Trabalho acadêmico • 1.597 Palavras (7 Páginas) • 405 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO 5
2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 5
2.2 PATRIMÔNIO 5
2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS 6
2.3.1 CAPITAL SOCIAL 6
2.3.2 CAPITAL DE TERCEIROS 6
2.4 ANÁLISE DE MERCADO 6
2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 7
2.5.1 DEMANDA 7
2.5.2 OFERTA 7
2.5.3 EQUILIBRÍO DE MERCADO 8
2.6 ESTRUTURAS DE MERCADO 8
2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE 9
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresenta uma visão especifica sobre os conteúdos do eixo temático do 1° semestre 2013 do curso de Graduação em Ciências Contáveis, destro do atual estado da arte do conhecimento sobre o assunto, procurando identificar na medida do possível os elementos vitais que fazem parte das disciplinas, destacando o tema Contexto Empresariais.
Desta forma, para iniciarmos a construção do texto, vemos necessidade do estudo, introdutoriamente, das questões ligadas ás condição de entendimento e conceituação dos termos: funções administrativa e patrimônio.
Expande-se os conceitos mostrando as fontes ou origens de recursos: capital Social e Capital de Terceiros.
Apresentam-se temas mais específicos relativos a analise de mercado, como demanda oferta e equilíbrio de mercado. Aborda-se sobre as estruturas de mercado.
Encerra-se o texto enfatizando a importância da Contabilidade Social como ferramenta de responsabilidade social
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Sabe-se que as funções administrativas inicialmente formuladas por Fayol ainda estão presentes na atuação do administrador. É importante refletir que, como contabilistas, vocês muitas vezes irão precisar atuar como gestores de suas próprias empresas, mas em muitos casos também como consultores para seus clientes. O contador tradicionalmente pe a primeira pessoa a quem o empresário recorre em momentos de crise ou de dúvidas sobre a gestão de seu negócio. Assim, é de suma importância que em sua formação exista a preocupação em se preparar quanto às funções administrativas.
2.2 PATRIMÔNIO
O patrimônio é o conjunto de riquezas de uma entidade (PADOVEZE, 2000), e merece uma atenção especial por parte dos gestores e consequentemente por parte da contabilidade. Precisamos entender o que é patrimônio para saber mensurá-lo
Os bens é a parte do patrimônio que demanda mais controle, principalmente os bens comercializáveis, os estoques de produtos e mercadorias, pois o resultado da empresa depende de um bom sistema de controle. Os direitos para se transformados em dinheiro dependem de um terceiro, o devedor. As obrigações são oriundas do funcionamento, financiamento e fornecimento, a empresa normalmente assume uma obrigação em troca de um bem ou serviço.
O patrimônio líquido são os recursos dos sócios na empresa e a sua composição é feita por bens, direitos e obrigações, representados por dinheiro e pertence a uma pessoa física ou jurídica, podemos utilizar a expressão situação liquida ou riqueza liquida. Quando o patrimônio liquido é negativo utilizar a expressão passivo a descoberto.
A estrutura patrimonial apresenta os elementos positivos, ativos, do lado esquerdo, e os negativos, passivos, do lado direito. Para equilibrar a equação temos o patrimônio liquido colocado do lado direito, pois normalmente o lado negativo é menor.
Demonstramos então do lado esquerdo os bens e direitos e do lado direito as obrigações e o patrimônio liquido de uma entidade.
No tópico sobre o balanço patrimonial, essa estrutura patrimonial ficará ainda mais clara.
2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS
2.3.1 CAPITAL SOCIAL
A capitalização via capital próprio é, em sua maioria, simples e depende da existência de reservas de capital realizadas pela empresa, da disponibilidade dos sócios em realizar aumentos de capital ou de recursos levantados informalmente através de pessoa física (normalmente junto à família). Os recursos entram basicamente via conta caixa ou através de aumentos de capital registrados em contrato (caso das sociedades Ltda).
2.3.2 CAPITAL DE TERCEIROS
A capitalização via capital de terceiros exige da empresa um maior nível de detalhamento de suas intensão (planos). Os aportes de capital podem ser realizados da seguinte forma: capital de empréstimos e capital de investimentos.
2.4 ANÁLISE DE MERCADO
O objetivo da análise de mercado é descobrir a maneira correta para que o seu projeto se concretize. E para que a análise de mercado seja feita de forma correta é necessário analisar os consumidores, a concorrência e os fornecedores. Não se pode confundir análise de mercado com a análise de concorrência.
2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO
Apresentamos o entendimento sobre demanda, oferta e equilíbrio de mercado na visão de Vasconcellos (2002):
2.5.1 DEMANDA
A demanda de mercado é definida pela quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num dado período. E considerada como um fluxo, pois deve ser determinada em um certo período de tempo.
A teoria da demanda tem alguns fundamentos: teoria do valor utilidade, teoria do valor do trabalho, a utilidade total, a quantidade demandada, e a curva de indiferença.
2.5.2 OFERTA
É a quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores e vendedores desejam em determinado período. Representa
...