REFLEXÕES EM TORNO DO URBANO NO BRASIL
Por: Emanuelle Lopes • 26/5/2015 • Resenha • 271 Palavras (2 Páginas) • 514 Visualizações
REFLEXÕES EM TORNO DO URBANO NO BRASIL
Reflexões em torno do urbano no Brasil do autor William Ribeiro da Silva, procura discutir metodologicamente e conceitualmente sobre a acepção do urbano tendo como base dados demográficos.
O autor cita alguns trechos de Manuel Castells no que se refere às questões sociais e também trechos de Caio Prado Júnior, que fala do espaço rural. Para ele estes dois autores se referem às questões sociais e consideram o espaço como um meio que viabiliza as relações econômicas e sociais.
É feito um resgate do conceito de formação socioespacial. O autor cita Milton Santos que diz que a questão urbana e a questão agrária estão ligadas à uma questão socioespacial.
No decorrer do texto Willian Ribeiro da Silva fala sobre o processo de histórico de urbanização do Brasil e da atualidade da sociedade, fala também a respeito de segregação, do avanço da urbanização, da seletividade, e do surgimento dos condomínios fechados.
Segundo o autor, para diferenciar a população urbana da rural é preciso analisar a divisão social do trabalho em sua complexidade, com suas territorialidades que configuram o histórico de criação das cidades, em que as construções físicas (formas) é sempre de acordo com a localidade e a sociedade que a constituem, sendo uma qustão da relaçãodialética entre o social e o material, com a singularidade em espaço e tempo, já que as formas são uma das condições de ações sociais.
Afirma- se que a divisão territorial do trabalho é um fato responsável pela formação do campo e da cidade com formas e funções diferentes, compondo uma só totalidade.
...