RELATORIO PH E TAMPÕES
Monografias: RELATORIO PH E TAMPÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaicmeloo • 29/9/2014 • 631 Palavras (3 Páginas) • 1.873 Visualizações
PH E TAMPÕES
1. INTRODUÇÃO.
O pH no organismo só pode variar dentro de um intervalo muito estreito, caso contrário podem ocorrer alterações metabólicas que acarretam situações incompatíveis com a vida, como: precipitação de proteínas, inibição enzimática, acidose, alcalose, entre outros. Em condições normais o organismo dispõe de mecanismos para regular ou impedir a variação deste pH, entre eles os tampões biológicos.
Considerando-se que o pH da maioria dos sistemas vivos fica em torno de 7,0 existe uma variedade de tampões no sistemas biológicos. Nos fluidos intracelulares tem-se o tampão fosfato (H2PO4-/HPO42-) e no sangue o tampão ácido carbônico (H2CO3/HCO3-). Por definição uma solução tampão consiste de uma mistura de um ácido fraco e sua base conjugada, deste modo é possível resistir a mudanças de pH perante as adições de ácidos ou bases fortes.
2. OBJETIVO.
Conceituar ácidos e bases; definir pH e conhecer os métodos práticos para a sua avaliação; conceituar tampões e explicar como eles funcionam; verificar na prática como os tampões funcionam.
3. METODOLOGIA.
3.1. Materiais e Reagentes
• Solução tampão fosfato (0,2 M, pH 7,7) Tubos de ensaio, béquer
• Indicador universal Pipeta de 5 mL
• Solução 0,1 M de HCl Pipeta de 10 mL
• Solução 0,1 M de NaOH Estante
• Suco de limão Papel indicador
• Solução acetato de sódio 0,1 M Copo descartável de cafezinho
• Solução de ácido acético 0,1 M pHgametro
3.2. Procedimento experimental:
3.2.1 Funcionamento do Tampão.
Numere os tubos de ensaio de 1 a 4. Em seguida acrescente os reagentes conforme descrita as quantidades na tabela abaixo:
Tubo1 Tubo2 Tubo3 Tubo4
Água destilada 2mL - 2 mL -
Solução tampão - 2 mL - 2 mL
Indicador universal 3 gotas 3 gotas 3 gotas 3 gotas
Agitar e anotar o valor de pH em cada tubo
Solução ácida - - 3 gotas 3 gotas
Solução básica 3 gotas 3 gotas - -
Agitar e anotar o valor de pH em cada tubo
Observe a coloração das soluções e anote o valor do pH em cada tubo de ensaio. Efetue a análise por comparação com a tabela abaixo. Interprete os resultados.
Cor Vermelho Alaranjado Amarelo Verde Azul Anil Violeta
pH 4 5 6 7 8 9 10
3.2.2 Capacidade tamponante da saliva.
Colete a saliva, cuspindo em um béquer ou copo descartável. Mergulhe, na saliva coletada, a ponta de uma tira de papel indicador de pH, observe a cor e anote o pH obtido. Em seguida ingira lentamente quatro goles de suco de limão. Imediatamente cuspa em outro copo descartável, meça o pH e anote o valor. Após 20 minutos, ingira mais quatro goles de suco de limão e anote o valor do pH obtido. Compare e interprete os resultados.
3.2.3 Força iônica dos tampões.
Numere dois tubos de ensaio e distribua os reagentes conforme a tabela abaixo:
Reagentes Tubo 1 Tubo 2
Solução tampão fosfato 10,0 mL 2,5 mL
Água destilada - 7,5 mL
7 gotas 7 gotas
Observe a cor desenvolvida, anote e interprete o pH das soluções.
...