ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS
Dissertações: ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: CALJJ • 7/10/2013 • 2.588 Palavras (11 Páginas) • 259 Visualizações
SUMÁRIO:
1 – Roteiro de Preparação para Negociações Salariais ............................................................... 03
2 – Anexos:
Conceito geral sobre negociação ...............................................................................................05
Introdução ..............................................................................................................................06
Desenvolvimento ...............................................................................................................................06
Considerações finais ..............................................................................................................09
O sucesso de uma negociação vai depender do perfil do negociador ...............................................10
3 – Referências Bibliográficas .................................................................................................11
Roteiro de Preparação para Negociações Salariais
A negociação salarial é uma das negociações mais complicadas que envolvem a relação de um emprego, mais também, é essencial para lhe manter motivado no desenvolvimento de suas funções. Pra que se consiga um salário mais elevado é necessário que se tenha preparo e informação, assim a possibilidade de resultados positivos será maior. Observe abaixo algumas orientações:
• Faça um levantamento de mercado, buscando informações sobre seu cargo/função na região como, faixa de salarial, competitividade no mercado, o faturamento mensal da empresa nos últimos 12 meses e com o planejamento para o ano seguinte, visando o aumento da produção e qualidade dos produtos e atendimento;
• Visando as contratações tais como o planejamento de revisão salarial e plano de carreira dentro da empresa;
• Seguir um padrão de desempenho de cada colaborador, do que fez durante esse período do ano que decorreu, visando também o que ele planeja para ele dentro da empresa.
• Saiba controlar o nervosismo;
• Mostre o quanto esta se esforçando, o quanto esta produzindo;
• Tenha autoconfiança, mostre que acredita em si mesmo e no que tem a oferece à empresa, isso fará com que o empregador também acredite em você;
• Ouça atentamente uma eventual contraproposta; etc.
• Procure saber o momento que a empresa esta vivendo, pois se estiver em um momento de crise, talvez seja melhor esperar um momento mais razoável.
Feito todo esse levantamento e encaixado dentro do perfil esperado pela empresa, será realizado uma reavaliação na carreira e na parte contratual do colaborador, para que seja feito o reajuste de forma justa, não apenas a colaborador e sim para uma categoria inteira. Assim criando um clima favorável para o desempenho de suas funções, hoje chamamos esse processo de participação nos lucros e resultado.
Depois de estudar bem a situação, marque uma reunião com seu empregador e exponha para ele todo o esforço, dedicação e profissionalismo que esta desempenhando na empresa, se obtiver a resposta desejada, ou seja, positiva, parabéns o esforço valeu a pena caso contrario seja paciente, pois ninguém é preparado para receber um não, mas claro que vai de cada um administrar a situação. Após um não, manteria a tranquilidade pra saber os porquês da negação, e logo com os motivos em mãos caberia apenas usar de argumentos concretos:
- Meu desempenho na empresa, metas atingidas, planos elaborados.
O empenho que tenho em crescer como o ingressar no Curso superior, cursos e palestras na área, sempre com desejo de ajudar e crescer junto à empresa, pois meu crescimento também é um rendimento para a empresa.
Sempre pronto a aprender e mostrar o que sei aos meus companheiros, crescer sem passar por cima de ninguém e sim pelo meu próprio esforço pessoal e da minha equipe de trabalho também.
Anexos
Conceito geral sobre negociação
O que é Negociação?
Negociação termo nascido no latim que vem de negocium, palavra formada da junção de dois termos distintos, Nec e ocium cujo significado é atividade difícil e trabalhosa, mas no nosso português tem o significado; de acordo ou entendimento bi ou multilateral.
A Negociação ocorre em todos os momentos de nossas vidas e faz parte das maiorias de nossas decisões como, por exemplo: ao colocar o nome em um recém nascido, a cor do carro novo, a festa de casamento dentre outros aspectos como também o advogado negociando com o juiz ou com seu cliente, o empregado negociando a data de suas férias dentre muitas situações do nosso dia a dia.
Negociação na visão do Prof. Luiz Henrique Mourão Machado, Diz o seguinte a negociação está presente nas situações mais comuns de nossas vidas.
Negocia-se nos relacionamentos sociais, em clubes, com prestadores de serviços, nos condomínios, etc. Nestes ambientes, são encontrados os mais diversos tipos de situações que requerem, em todos os momentos, que as pessoas realizem negociações. Na família, muitas vezes os interesses entre marido e mulher são divergentes: ele pretendendo realizar investimentos e ela querendo, por exemplo, gastar o dinheiro em viagem.
O autor Marc Burbridge caracteriza a negociação como um processo potencialmente oportunista de interação, pelo qual duas ou mais partes, partindo de algum grau de suposto conflito, procuram obter, mediante decisão comum, um resultado melhor do que teriam obtido por outros meios.
Afirma também que a negociação tem como “o processo pelo qual duas ou mais pessoas se comunicam, buscando chegar a algum acordo sobre valores escassos e/ou ações controladas, total ou parcialmente, por ambas as partes, ou ainda por qualquer das partes envolvidas”.
Todo negociador sempre deve negociar para ganhar, mas há duas formas de ganhar.
...