Razões para a dívida das famílias brasileiras
Artigo: Razões para a dívida das famílias brasileiras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Margaridafaa • 15/5/2014 • Artigo • 867 Palavras (4 Páginas) • 215 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS.
Teresópolis
2012
ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS.
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Psicologia Geral, Antropologia, Formação Social, Política e Econômia do Brasil, FHTM do Serviço Social I. Prof. Lisnéia Rampazzo,Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosana Malvezzi.
Teresópolis
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS..............................................................................5
CONCLUSÃO 7
REFERÂNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
INTRODUÇÃO
O endividamento da família brasileira tem sido um tema recorrente na mídia nos últimos anos, onde frequentemente são produzidas reportagens sobre as situações de inadimplência. O incentivo às compras, a facilidade de crédito, a redução de taxas, a manutenção da geração de emprego e a confiança dos cidadãos na economia, juros dos bancos em declínio, facilitamento no financiamento em várias parcelas, provocam uma movimentação das pessoas em direção a aquisição de bens e serviços. O que preocupa é que a maioria das famílias não são prudentes, na hora do planejamento das compras, comprometendo sua renda mais do que seria possível ou recomendável. A dificuldade dos brasileiros para quitar dívidas deu mais um sinal preocupante. No cartão de crédito, 30% das dívidas
estão atrasadas. A inadimplência do consumidor brasileiro vem subindo mês a mês de forma quase contínua.
ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS
Cresceu o número de famílias com dívidas a pagar, segundo a pesquisa "Endividamento e Inadimplência do Consumidor", realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). O cartão de crédito foi apontado como um dos principais instrumentos de prorrogação de pagamentos por 73,2% das famílias que afirmaram ter dívidas. Em seguida, vieram os carnês, com 18 9% do total, e o financiamento do carro, com 12,4%.
A pesquisa mostra também que os mais pobres são aqueles que mais têm dificuldades em honrar os seus compromissos financeiros. De acordo com a pesquisa, isso se dá pela falta de poupança e de planejamento financeiro.
A renda média real do brasileiro cresceu nos últimos anos e o desemprego está baixo. Por que, então, a inadimplência está crescendo? Uma explicação é que com o crédito fácil, muitas famílias brasileiras se atrapalharam no orçamento doméstico.
O desemprego deixou de ser a principal causa de inadimplência no SCPC. Foi superado pelo descontrole dos gastos. Hoje está tão fácil comprar, que quase todas as lojas já possuem o seu próprio cartão. Os bancos enviam, via correio, cartão sem mesmo o correntista solicitar. Os profissionais do ramo telemarketing ligam nas nossas residências e oferecem cartões com grandes facilidades de compra.
Entrevista:
O senhor observa em seu trabalho, que as pessoas estão ficando endividadas? Por que? Sim, os números atualmente estão cada vez maiores, devido a um padrão de comportamento financeiro a se repetir, gastar mais de que se ganha. O
consumismo pelo simples fato de atender um prazer, desejo, sem ter a consciência que aquilo é realmente necessário. Sem planejamento financeiro.
Na sua opinião, quais são as razões para que as famílias brasileiras estejam se endividando nos últimos anos? Pela grande facilidade, esse aumento de créditos, faz com que pessoa de classe mais desfavorecidas tenham novas oportunidades em adquirir bens, imóveis,
...