Regulamento do leite cru
Tese: Regulamento do leite cru. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: arnondasilva • 23/10/2014 • Tese • 358 Palavras (2 Páginas) • 208 Visualizações
Regulamentação do leite cru
Com a finalidade de definir e regulamentar as atividades do Farmacêutico que atua na Indústria de Alimentos o CFF(conselho federal de farmácia) publicou em 1º de março a Resolução nº 530/10
Resolução, o profissional que atua na área de Alimentos deve possuir conhecimento de Boas Práticas de fabricação de alimentos.
O presente Regulamento fixa a identidade e os requisitos mínimos de qualidade que deve Apresentar o Leite Cru Refrigerado nas propriedades rurais.A qualidade do leite é definida por parâmetros de composição química, Uma vez por mês, amostras de cada produtor deverão ser enviadas pela indústria para análise na Rede Brasileira de Laboratórios de Controle de Qualidade do Leite (RBQL)
Para certificar que características físico-químicas e higiênicas. Características Sensoriais como: O Aspecto, Cor,Sabor, Odor, Ausência de neutralizantes da acidez e reconstituintes de densidade, Ausência de resíduos de antibióticos e de outros agentes inibidores do crescimento microbiano estejam isentas. A presença e os teores de proteína, gordura, lactose, sais minerais e vitaminas determinam a qualidade da composição, que, por sua vez, é influenciada pela alimentação, manejo, genética e raça do animal. Fatores ligados a cada animal, como o período de lactação, o escore corporal ou situações de estresse também são importantes quanto a qualidade composicional.
também os aspectos fisioquímicos, Requisitos Físico-Químicos, Microbiológicos, Contagem de Células Somáticas e Resíduos Químicos.
O controle de qualidade que desse ser feito diariamente como a regulação da temperatura: Refrigeração.A 4°C, quando estocado em tanques refrigeradores. A 7°C, quando mantido em tanques refrigeradores por imersão em água gelada, em no mínimo, 3 horas após a ordenha.Tempo de Conservação.Máximo de 48h. Controle de mastite: caso de mastite (inflamação no úbere), as células de defesa do animal passam o sangue para o leite em grande quantidade. A função é combater as bactérias que causam a mastite .Sempre que o nº dessas células (CCS) aumentar no leite, pode-se dizer que a vaca está com mastite e alguns testes como de álcool, acidez, densidade teor de gordura e Pesquisa de Fosfatase Alcalina, Pesquisa de Peroxidase, SNGde Neutralizantes da Acidez e de Reconstituintes da Densidade e outras pesquisas que se façam necessárias. Não e permitido nem um de tipo de aditivo ou coadjuvante.
...