Relatorio Pesagens E Medidas
Ensaios: Relatorio Pesagens E Medidas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarcosPaulo92 • 24/4/2014 • 4.438 Palavras (18 Páginas) • 652 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
AMANDA FRANCIELLE DO NASCIMENTO
CECILIA DA SILVA HARAMI
MÁRCIA PALAGI DE SOUZA
RELATÓRIO AULA PRÁTICA
PESAGEM E MEDIDAS
ITAJAÍ, 2014
AMANDA FRANCIELLE DO NASCIMENTO
CECILIA DA SILVA HARAMI
MÁRCIA PALAGI DE SOUZA
RELATÓRIO AULA PRÁTICA
PESAGEM E MEDIDAS
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção da M1 da disciplina de Química sob orientação da professora Márcia Gilmara Marian Vieira Curso de Engenharia civil, 1° período, CTTMar.
ITAJAÍ, 2014
1. RESUMO
Primeiro passo medida da temperatura da agua destilada, depois com gelo e com sal adicionado, que no final estava com -2ºC, segundo passo foi a medida de massa com rolha de borracha, Becker e cadinho enumerado por massa 1,3,2 terceiro passo o volume com a proveta e pipeta adicionando 3 vezes 20ml de agua, a massa média das três medidas da proveta foi 19,95g e da pipeta 19,96g, a densidade da agua, proveta 0,997g/ml, pipeta 0,998g/ml.
2. INTRODUÇÃO
Na primeira aula de laboratório de química, realizaram-se experimentos de medição de massa e volume e analisou-se a exatidão das vidrarias volumétricas. Tema da aula realizada no dia 17 de março de 2014.
Em um ambiente como o laboratório é costumeiro fazer medições de volume para a preparação de soluções. Sendo assim, pode-se utilizar, para medidas exatas, instrumentos como a pipeta volumétrica, para medidas aproximadas, usa-se a proveta e para medidas desprovidas de exatidão, usa-se o béquer com escala, o qual possui precisão variante de 5%.
Apesar das precisões de determinados instrumentos pode haver alguns erros nas medidas, os quais muitas vezes são provocados pelas mudanças bruscas de temperatura nas vidrarias, um exemplo é medir soluções ou reagentes quentes. O uso de instrumentos sujos ou molhados, a calibração imperfeita dos aparelhos são outras formas de erro. Os erros de paralaxe são os mais comuns e se dão pela leitura errada dos volumes nas vidrarias. O modo correto de medir é colocar o menisco nas alturas dos olhos, pois se ficar um pouco acima ter-se-á a impressão de o líquido estar abaixo do menisco. Se olhar de baixo, ter-se-á a sensação de o líquido estar um pouco acima do menisco.
2.1 Erros
Existem três tipos de erros:
Erro de escala: é o máximo erro aceitável cometido pelo operador, devido ao limite de precisão do instrumento de medida.
Erros sistemáticos: são aqueles que, sem praticamente variar durante as medidas, entram de igual modo em cada resultado destas medidas, fazendo com que seus valores se afastem do valor real em um sentido definido. Os erros são os que aparecem seguindo alguma regra definida; descoberta sua origem é possível eliminá-los.
Erros acidentais: são aqueles que ocorrem aleatoriamente, portanto em qualquer sentido, sendo o resultado da soma de pequenas perturbações estatisticamente imprevisíveis. Os erros acidentais não seguem nenhuma regra definida, assim sendo, não se pode evitá-los
Aprendendo a trabalhar com tais erros utilizando medidas de temperatura, massa e volume, buscou-se sempre a exatidão e precisão.
2.2. Temperatura:
É uma medida estatística do nível de agitação entre as moléculas, relacionado com o deslocamento de energia cinética de um átomo ou molécula.
2.3. Massa:
É a magnitude física que permite exprimir a quantidade de matéria contida num corpo.
2.4 Volume:
Refere-se à magnitude (ou grandeza) física que expressa a extensão de um corpo em três dimensões (comprimento, largura e altura).(http://conceito.de/volume)
2.5. Exatidão:
Refere-se à tão próximo uma medida concorda com o valor correto (ou mais correto).
2.6. Precisão:
Refere-se à tão próximo diversos valores de uma medida estão entre si (ou seja, menor o desvio médio, maior a precisão).
3. OBJETIVO
Identificar e compreender os instrumentos necessários para pratica de pesagens e medidas, (termômetros, balanças, provetas e pipeta) e aprender a usa-los e obter leituras de maneira correta.
4. MATERIAIS UTILIZADOS
Procedimento A Procedimento B Procedimento C
(Medida de temperatura) (Medida de massa) (Medida de volume)
1 béquer de 150 mL; 1 rolha; 2 béquer de 150 mL
1 béquer de 50 mL (NaCl); 1 cadinho 1 proveta de 25 mL
1 termômetro; 1 frasco de pesagem (béquer de 50 mL) 1 pipeta volumétrica de 20 mL
1 bastão de vidro; 1 béquer de 50 mL 1 pipetador
cubos de gelo 1 conta-gotas
Cloreto de sódio 1 béquer de 250 mL (água destilada)
...