Relatorio Quimica Geral
Dissertações: Relatorio Quimica Geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: matheusbgalvao • 2/6/2014 • 803 Palavras (4 Páginas) • 657 Visualizações
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Na aula ocorrida no dia 14/04/2014 no laboratório de Química Geral da Universidade Federal de Roraima, localizada no Campus Paricarana, realizou-se experimentos de medição de volume e densidade, para verificar a exatidão das vidrarias volumétricas.
A densidade é a relação entre a massa (m) e o volume (V). Geralmente a densidade é expressa em gramas por mililitro, mas também pode ser expressa em outras unidades como: g/L, g/cm3, kg/L. Já o volume (V) é a extensão do espaço ocupado por um corpo. É determinado por seu comprimento, altura e largura. No SI, o padrão é o metro cúbico (m3), mas, em química, usa-se com frequência o litro (L).
Algumas vidrarias são mais exatas do que outras, dependendo da necessidade de cada experimento, devem ser utilizadas aquelas com maior exatidão, por isso deve-se levar este fator em conta na hora de escolher que vidraria será usada para a medição de volume.
Para se medir líquidos são empregados diferentes recipientes, desde provetas e béqueres, considerados de baixa precisão, a balões, buretas e pipetas tidas como de maior exatidão. A precisão de uma medida se refere à concordância entre diferentes cálculos de uma mesma medida, exatidão é a concordância entre o valor experimental e o real.
Outros fatores que devem ser observados no ato de um experimento, diz respeito as condições em que o tal se realiza, pois existem fatores que interferem na calibração e/ou reação de determinada vidraria e/ou equipamento. São eles: a falta de higienização, alterações na pressão atmosférica e o aquecimento de um equipamento indevido.
2. OBJETIVOS
Comparar a precisão de instrumentos volumétricos;
Conhecer o método de tomada de volume por pipeta (pipetar);
Conhecer o método de calibração de instrumentos volumétricos;
Avaliar a influência da temperatura na determinação das massas.
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1 PROCEDIMENTO 1: Comparar a precisão de instrumentos volumétricos: Proveta x Erlenmeyer x Béquer.
a) Colocou-se na proveta, com o auxílio de uma pisseta, 100 ml de água, em seguida transferiu-se o conteúdo da proveta para o erlenmeyer de 100 ml. Observando-se e anotando-se o volume medido, através da precisão formada na altura de 100 ml pelo menisco na proveta.
b) Do erlenmeyer o conteúdo foi transferido para um béquer, que também tinha capacidade de 100 ml, e anotado o resultado.
c) Todo o procedimento foi realizado de forma inversa, começando pelo béquer, seguido do erlenmeyer e novamente o conteúdo voltou para a proveta. Com todas as observações anotadas.
3.2 PROCEDIMENTO 2: Avaliar o efeito da pesagem com influência da temperatura.
a) Inicialmente, pesou-se um béquer vazio em temperatura ambiente, registrando uma massa de 26,64g.
b) Em seguida tarou-se a balança para desconsiderar o peso do béquer. Logo após, pesou-se o mesmo béquer contendo 40 ml de água destilada fria. Tal pesagem rendeu uma massa de água de 36,46g. Todos os resultados foram devidamente anotados.
c) Dispensou-se a água fria e pesou-se novamente o mesmo béquer contendo 40 ml de água quente a uma temperatura de 52° C. A massa da água quente foi de 36,60g. Todas as observações foram anotadas.
4. RESULTADOS
Quanto ao experimento 01, foi possível observar o grau de precisão das vidrarias utilizadas. A mais precisa, neste caso, foi a proveta, que possui uma escala de volumes razoavelmente rigorosa. Quanto ao erlenmeyer o valor medido (100ml) ficou abaixo da linha da medida possivelmente exata da vidraria. Já no béquer, o mesmo volume de 100ml, medido nas duas vidrarias anteriores, novamente foi inferior a medida da vidraria, 100 ml.
No que tange ao Procedimento 02, observou-se que a água em temperatura ambiente possui densidade menor
...