Relatorio Quimica Geral
Pesquisas Acadêmicas: Relatorio Quimica Geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yandulnik • 10/10/2014 • 1.225 Palavras (5 Páginas) • 424 Visualizações
1. TÍTULO:
Treinamento, preparação de soluções e dissolução de sais.
Prática 01 – Realizado em 25/02/2014
2. OBJETIVO:
Treinamento das técnicas laboratoriais.
3. RESUMO:
Foram realizados três procedimentos. No primeiro, foi acrescido 150ml de água no Becker, em seguida com auxílio do pipetador, foi transferido 6ml da água para o tubo de ensaio, que foi aquecida até 65ºC. No segundo procedimento, foi diluído 5ml de ácido sulfúrico em água destilada, totalizando 500ml de solução, que foi armazenada em frasco âmbar e etiquetada. No terceiro procedimento, em água aquecida até a ebulição, foi adicionado NaCl sólido até a saturação, após foi realizado o resfriamento e filtragem do corpo de fundo, e adicionado alguns cristais de NaCl na solução, onde podemos verificar o aumento do tamanho dos cristais adicionados, devido a união destes com os dissolvidos.
4. INTRODUÇÃO:
No primeiro e segundo procedimento, a prática com o uso dos materiais, ferramentas, e técnicas no preparo das soluções, possibilita a formação de acadêmicos conscientes, em relação a importância do cumprimento das normas no laboratório, para a sua segurança e do grupo durante os experimentos.
No terceiro procedimento verifica-se na prática a solubilidade de sólidos iônicos, NaCl, em líquidos muito polares, H2O, onde as forças de atração soluto solvente são suficientemente fortes para superar as forças atrativas que mantêm o cristal de NaCl ligado. Quando uma substância iônica se dissolve em água, os íons adjacentes no sólido tornam-se separados e são cercados por moléculas de água. Este processo é representado por: NaCl(s)Na+(aq)+Cl-(aq). Um íon preso dentro desta “gaiola” de moléculas de água é considerado hidratado e, em geral, quando uma partícula de soluto fica cercada por moléculas de um solvente, dizemos que está solvatada, a hidratação é um caso especial do fenômeno mais geral de solvatação.
Figura 01 - Dissolução e dissociação de um sólido iônico.
Fonte: Bibliografia consultada
Verifica-se também no experimento fatores que influenciam na solubilidade, um deles foi a agitação com o bastão de vidro, onde verifica-se, por exemplo, que os cristais de NaCl em água desaparecem mais rapidamente quando a solução é agitada. Isso ocorre porque a agitação da solução possibilita que partes novas de solvente fresco entrem em contato com o soluto. O outro fator foi a temperatura, onde este influencia na velocidade na qual o soluto se dissolve porque a energia cinética das moléculas, a frequência e a força de suas colisões com os cristais da superfície das partículas de soluto são maiores em temperaturas mais elevadas. Em geral, a solubilidade da maioria das substâncias sólidas e líquidas em um solvente líquido aumenta com o aumento da temperatura.
Ao fazer o processo de agitação da mistura NaCl e água, criamos uma solução saturada, onde o coeficiente de íons dissolvidos e recristalizados entram em equilíbrio. Ao aquecer a solução saturada ela é capaz reter mais soluto, criando assim uma solução supersaturada. Ao resfriarmos lentamente e sem agitação esta solução supersaturada, dizemos que ela é metaestável, pois produz cristais se lentamente perturbada ou se forem introduzidas “sementes”, como partículas de pó ou cristais. Nestas condições, o soluto sólido excedente cristaliza (precipita) e a solução se torna saturada.
5. MATERIAIS E MÉTODOS:
5.1) Materiais Utilizados:
- Bico de Bunsen;
- 01 Tubo de ensaio;
- 01 Pipeta de 10ml;
- Garra de madeira para o tubo de ensaio;
- 02 Beckers de 250ml;
- 01 Balão volumétrico de 500ml;
- 01 Bastão de vidro;
- 01 Pipetador;
- Tripé para aquecimento;
- Tela de amianto;
- 01 Proveta de 50ml;
- Termômetro;
- Etiqueta;
- Espátula, funil e papel de filtro;
- Frasco âmbar 1L;
5.2) Reagentes Utilizados:
- Água destilada (H2O);
- Ácido sulfúrico concentrado (H2SO4);
- Cloreto de sódio (NaCl);
5.3) Procedimento Experimental:
5.3.1) Treinamento:
Neste procedimento, foi adicionado 150ml de água no Becker. Com o auxílio do pipetador, cada integrante do grupo (4 acadêmicos) pipetou 6ml de água no tubo de ensaio, sendo que cada acadêmico esvaziou o tubo de ensaio antes de pipetar os 6ml de água. Após o último acadêmico realizar o processo, foi utilizada a garra de madeira para segurar o tubo de ensaio, que foi colocado e retirado sucessivamente sobre a chama do bico de Bunsen, até a água atingir a temperatura de 65ºC, que foi verificado com
...