Relatorio final
Por: Juvenal Portela • 30/11/2015 • Relatório de pesquisa • 1.333 Palavras (6 Páginas) • 163 Visualizações
[pic 1]
NOME: MARIA DO CARMO DUTRA ROCHA RA:402230
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
MANAUS-AMAZONAS
2014
[pic 2]
NOME: MARIA DO CARMO DUTRA ROCHA RA:402230
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
[pic 3]
MANAUS-AMAZONAS
201
SUMÁRIO
I. INTRODUÇÃO...............................................................................................4
II. DESENVOLVIMENTO.................................................................................5
III. CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................7
IV. REFERÊNCIAS............................................................................................8
- IDENTIFICAÇÃO
Estagiário (a): Maria do Carmo Dutra Rocha
Curso: Serviço Social
Telefone: (92 ) 9113-1254 Email: feiticeira.melren@hotmail.com
Nível do Estágio Supervisionado: I
Local de Estágio: Projeto Tocando em Frente
Endereço: Alameda Cosme Ferreira s/nº Zumbi
Supervisora Acadêmica: Andreia de Souza Carrasco
Supervisora de Campo: Mirian Oliveira Viana
Carga horária: 70 horas início: 09/09/2014 término:17/10/2014
I- INTRODUÇÃO
O presente Relatório tem como objetivo apresentar as atividades executadas a partir do Estagio I, no Projeto Tocando em Frente tendo como Supervisora de Campo a Assistente Social Mirian Oliveira Viana e Supervisora Acadêmica Andreia de Souza Rocha, tendo cumprido às 100 horas conforme a politica de estagio do curso de Serviço Social- Anhanguera.
O Estagio Supervisionado é uma pratica embasada na Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008 ( Lei do Estagiário), a qual tem o objetivo de amparar o estagiário, para que este não exerçam atividades que não conduzem a sua função bem como o discente de Serviço Social também é amparado na forma da Lei, através da Resolução do CFESS Nº 533 de 29 de Setembro de 2008 que define que o estagio como uma atividade curricular obrigatória que se configura apartir da inserção do aluno no espaço sócio institucional devendo ser supervisionado ate três alunos, sendo essa pratica de supervisão do assistente social constituída como uma de suas atribuições, segundo o código de ética: 8.662 de 07 de junho de 1993.
O Projeto Tocando em Frente visa a socialização e a reintegração social desses indivíduos para que tenham melhor qualidade de vida, objetivando oportunidades necessárias para seu desenvolvimento humano, psicossocial e cultural.
Trabalhar na inclusão de pessoas em vulnerabilidade pessoal e social através de ações educativas, preventivas, dentre outras.|
Nosso o objetivo é trabalhar na prevenção, dar proteção e assistência psicossocial a pessoas em vulnerabilidade social e pessoal, assim como também, desenvolver atividade educacionais tais como: Seminários, palestras, cursos profissionalizantes, formação continuada para todos que se fizerem necessários.
DESENVOLVIMENTO
O Projeto Tocando em Frente foi implantado em 08 de agosto de 2003, o Projeto foi ideia do Delegado da 11º Dip Dr. Clovis Leite Ferreira, e na época estudante de pedagogia, hoje a atual coordenadora Janete Canto.
O Projeto Tocando em Frente é uma ação do Instituto Reeducar, cujo o principal objetivo é trabalhar a prevenção, dar proteção e assistência psicossocial a criança e o adolescente e suas perspectivas famílias em qu estejam em situação de risco social e liberdade assistida com o proposito de reintegra-lo no meio em que convivem.
O estagio supervisionado estabelece uma relação da teoria com a realidade social, tendo como objetivo de nos capacitar para o exercício da pratica profissional, impondo assim uma inter-relação entre o docente, o supervisor, e o discente. Despertando assim o conhecimento teórico- metodológico, tendo como base, conhecimentos adquiridos na academia, para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao exercício profissional, tendo comprometimento com os valores e os princípios que norteiam a formação de aprendizagem das dimensões teórico-metodológicas, ético-politicas e profissional.
O estagio supervisionado em serviço social é importante, pois une a teoria e a pratica adquirida na academia, a pratica da realidade. Além de aprimorar e adquirir conhecimentos, proporcionando experiências significativas para vivencia profissional. De acordo com a PNE enfatiza ainda, [...] instrumento fundamental na formação de analise critica e da capacidade interventiva, propositiva e investigativa do estudante que precisa aprender os elementos que conceitos que constituem a realidade social capitalista e suas contradições de modo a intervir posteriormente como profissional, nas diferentes expressões da questão social[...]( PNE, 2011, P.11).
ATIVIDADES REALIZADAS EM CAMPO DE ESTAGIO
As Atividades realizadas diariamente era atendimento inicial, durante esse tempo de estagio foram feito 12 atendimento iniciais, e 40 que já estavam em acompanhamento no polo, adolescentes com 13 e 18 anos, em cumprimento da MSE Art. 112, IV III. Eram utilizados instrumentos como questionários e formulários os principais: SIPIA, Relatório de Visita Domiciliar, Entrevista Inicial.
Três vezes ao mês são realizados grupos sendo que o primeiro grupo de adolescente é destinado aos adolescentes que residem nos bairros: São José, Zumbi, Armando Mendes e adjacências. O segundo grupo é destinado aos adolescentes dos bairros: Coroado, Aleixo, Ouro Verde e adjacências, é realizado no 11º cicom no Coroado como o quantitativo de 15 adolescentes o ultimo grupo é destinado aos familiares dos adolescentes com cerca de 60 participantes são grupos focais que o objetivo de sensibilizar os familiares dos adolescentes que estão em cumprimento de medida socioeducativa contida no Art. 113 IV( Liberdade Assistida) são utilizados Datashow, palestras, dinâmicas, sorteios e oficinas.
...