Relação Alimentar
Pesquisas Acadêmicas: Relação Alimentar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dellarosi3 • 28/3/2015 • 889 Palavras (4 Páginas) • 178 Visualizações
Relação entre atividade física e alimentação.
Uma anda junto a outra. Você não pode fazer qualquer atividade física sem uma alimentação balanceada, claro que não deverá se alimentar em abundância, porém em boa qualidade e quantidade. Em qualquer atividade física, você estará gastando energia, e seu organismo necessitará de uma reposição, podendo ser um suco, alimentos integrais, enfim, tem que repor. O correto é se alimentar de 3 em 3 horas, qualquer nutricionista recomenda. Portanto a relação entre ambas é grande.
A atividade física é definida como qualquer movimento do corpo, produzido pelos músculos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso.
Ou seja, a atividade física não significa necessariamente frequentar uma academia ou praticar algum esporte, mas sim ter uma vida mais ativa. Já o exercício é a prática de atividade física regular que mantém a frequência cardíaca elevada, que seria a musculação, a caminhada, a corrida, andar de bicicleta, um jogo de futebol.
A alimentação saudável é indispensável para a atividade física, assim como a atividade física é indispensável para uma vida saudável. Uma alimentação saudável ocorre quando é adequada e variada. A Atividade física regular pode lhe ajudar a atingir e manter um peso saudável.
Benefícios dessa combinação:
Uma alimentação saudável pode lhe ajudar a atingir e manter um peso saudável. Uma alimentação saudável e atividade física previnem deficiências nutricionais, e protegem contra doenças infecciosas, porque melhoram as defesas do organismo.
Conclusão
Quando não cuidamos da nossa alimentação por muto tempo, e não fazemos alguma atividade física, a tendência é de pouco a pouco ganhar peso até chegar a obesidade. E se não fizermos algum tipo de atividade física, de pouco a pouco iremos estocando percentual de gorduras no nosso corpo, e cada vez ficando numa quantidade mais crítica. Se você estiver com um peso elevado, ou quer emagrecer por estética é fundamental uma prática regular de atividades físicas e uma boa alimentação. Tudo interligado.
Referencia bibliográfica:
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Rela%C3%A7%C3%A3o-Entre-Atividade-F%C3%ADsica-e-Alimenta%C3%A7%C3%A3o/487836.html
A importância da atividade física no combate a obesidade
Está mais do que comprovado que a atividade física constitui um importante fator de interferência no controle do peso corporal. No entanto, percebe-se pouca aderência aos programas de exercícios por parte da população obesa, que hoje, devido ao sedentarismo e aos hábitos alimentares incorretos, representam um percentual cada vez maior de nossa população.
Inúmeros fatores físicos, sociais e ambientais afetam o comportamento do obeso em relação a prática de atividade física. Experiências anteriores negativas, como sentimento de inadequação; baixa performance; dificuldade de sociabilizar-se com os demais participantes quando a atividade é realizada em grupo; oscilações de ânimo dos obesos, que muitas vezes passam despercebidas, são fatores que podem justificar a recaída nos programas de atividade física.
A descoberta de alguma habilidade física pessoal e a escolha de uma atividade prazerosa, podem favorecer a adaptação do obeso à prática de exercícios físicos.
Além da atividade física regular, adotar um comportamento mais ativo diante de algumas situações do dia-dia como, utilizar com mais frequência as escadas, andar a pé quando não for necessário o uso de automóvel, lavar o carro, cuidar do jardim, contribui e muito, para aumentar a demanda energética. Esta mudança de comportamento é fator preponderante no tratamento da obesidade.
Seria interessante alertar que embora a prática de atividade física não consiga tornar todos os indivíduos magros,
...