Relações Humanas
Trabalho Universitário: Relações Humanas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: car99los • 23/11/2013 • 2.040 Palavras (9 Páginas) • 270 Visualizações
ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO
Falar de ética é fácil, mas será que todos nós temos ética? O que é ético para uma pessoa talvez não seja ético para outra, ética significa modo de ser, vem do costume de cada pessoa, depende da criação de cada um, está relacionada á seus valores, a ética expõe o comportamento e a conduta seja ela na Empresa, na vida profissional ou no dia-a-dia de cada individuo.
A sociedade passa por transformações ao decorrer dos anos a criação de códigos éticos para a conduta humana se dá em favor de uma convivência melhor, justa e livre de preconceitos, a ética deve fazer parte de nossas vidas, temos que ter valores éticos, ter bom-senso e não ferir os outros.
Segundo Aristóteles os exageros era o maior motivador de conflitos, os exageros afetam nosso caráter, prejudica nossa imagem perante a sociedade, através dessa observação surge às virtudes no qual é uma qualidade positiva, segundo Aristóteles a ética é a garantia de felicidade, domina os vícios, cria bons hábitos e estabelece equilíbrio.
Aqui no Brasil vivemos em uma era antiética, onde as pessoas fazem coisas erradas e se justificam com o famoso “jeitinho brasileiro”, é normal para muitas pessoas furar filas em bancos, pagar propinas, vender e comprar votos, fazer gambiarras ou “gatos”, infelizmente às pessoas estão perdendo a sua dignidade diante desses fatos.
No âmbito profissional a ética está presente nas menores atitudes, ela auxilia no bem estar de cada um, o código de ética profissional, leva os trabalhadores ao cumprimento do exercício de uma virtude obrigatória, por mais que essa virtude não faça parte de seus costumes, para se mantiver empregado ele deve segui-las.
A ética é necessária para que as empresas tenham uma visão positiva de sua missão, ela trás uma boa reputação e valorização da empresa no mercado.
Em todas as atividades humanas, sejam aquelas de caráter econômico ou não, exige a contratação de pessoas que exercerão a posição de comando para que os objetivos desejados sejam atingidos com eficácia. O nome que se dá a essas pessoas são os mais diversos, tais como: chefe, coordenador, líder, gestor, diretor, administrador, etc.
Dentre todos, elegemos como uma importância especial, o administrador, aquele que tem a competência formal adquirida no ensino superior. Com toda a sua bagagem de conhecimentos, ele é preparado para ter uma visão de conjunto no meio em que atua ou irá atuar, tanto dos recursos materiais como humanos.
Um administrador deve ser íntegro, ter virtudes, tomar decisões com responsabilidade, pensar no crescimento de sua empresa sem prejudicar os outros. A empresa tem que dar condições adequadas de trabalho aos seus empregados, uma empresa ética forma profissionais éticos e felizes, uma pessoa contente e satisfeita com o que faz, produz muito mais do que aquela pessoa que está insatisfeita com seu trabalho, é como uma corrente uma pessoa passa para outro o que está sentindo. O gestor deve estar atento ao que está se passando a sua volta, abrir oportunidades para que o profissional se qualifique e que dê sugestões para melhoria da Empresa.
É preciso reconhecer que as atitudes de cada indivíduo sejam responsável por seção, departamento, diretor ou presidente de uma empresa ou qualquer organização publica ou privada, quando dotados do sentimento de justiça atuando de acordo com os valores éticos e morais, será o suficiente para que tenhamos uma sociedade mais justa. Cada um no seu posto deve ser a força transformadora da sociedade, principalmente os administradores de empresas que são devidamente preparados para exercer essa função.
ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”
SINOPSE DO FILME
O personagem de George Clooney, Ryan Binghan, tem um emprego diferente, sua função é viajar pelo mundo e demitir funcionários de diversas empresas quando o patrão não tem coragem de fazer isso ele mesmo. Ryan dedicou toda a sua vida ao trabalho e adorava o que fazia. Passava mais de 300 dias do ano viajando, seu hobby secreto era acumular milhas e seu objetivo era atingir o número de 10 milhões onde somente sete pessoas tinham conseguindo ate o momento. Esse número lhe daria o direito de obter um cartão personalizado emitido pela companhia aérea, de ter seu nome pintado do lado de fora da aeronave e de viajar na cabine do piloto do avião. Ele também ministra palestras motivacionais apresentando uma mochila onde mostra como é difícil carregar tudo o que temos na vida então ele mostra nestas palestras como andar com a mochila mais leve. Isso, claro, simbolizando que a pessoa deve ter uma vida sem compromissos.
Claro que despedir pessoas está longe de ser o melhor emprego do mundo, mas ele está longe de estar insatisfeito com sua vida. A vida dele é essa rotina de trabalho. Aeroportos e hotéis o fazem se sentir em casa muito mais do que quando ele está em sua própria casa. Ele não tem casa, na verdade. Ele tem um endereço para correspondência. Assim como não tem escritório, tem um endereço onde seu chefe tem um escritório. A vida de Ryan, pessoal e profissional, está no céu. Entre um vôo e outro.
Com tantos anos de profissão, Ryan tinha muita experiência no seu ramo e isso fazia dele um excelente profissional. Ele conseguia persuadir as pessoas com sua clareza e firmeza. Ocorre que seu estilo de vida é ameaçado com a chegada de Natalie Keener na empresa. Ela tem um planejamento de cortar as viagens dos agentes. Ao invés de viajarem, eles fariam a demissão através de uma webcam, cortando os custos de viagem e hospedagem. Binghan se opõe pelo tratamento que as pessoas vão receber, mas seu chefe não está muito preocupado com isso e o obriga a levar Natalie nas suas viagens para apresentar o seu trabalho já que ele questiona que não dará certo esta mudança. Ele teve que mostrar dicas de como melhorar o tempo e também que grandes bagagens não seriam necessárias. Ela tinha muita dificuldade em efetuar as demissões pessoalmente, quando as pessoas começavam a questionar o motivo da demissão, justificar que precisava do emprego para sustentar a sua família e até mesmo ameaçar se matar caso fosse demitido, ela então entrava em desespero e Ryan tinha que interferir e demitir o funcionário, mas depois de muito esforço e com todo o treinamento dado por Ryan, ela foi se adaptando, Ryan disse a ela pra manter a postura profissional independente da situação.
A aceitação de uma idéia nova demora um pouco,
...