República Federativa do Brasil
Resenha: República Federativa do Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ivop07 • 6/11/2013 • Resenha • 305 Palavras (2 Páginas) • 162 Visualizações
Esta lista completa de presidentes da República Federativa do Brasil compreende as 34 pessoas que exerceram a chefia de governo e de estado da nação na história do Brasil desde a Proclamação da República em 15 de novembro de 1889 até os dias atuais, incluindo as duas juntas militares provisórias.1 Os mandatários anteriores à República estão arrolados na lista de governantes do Brasil.
Esta lista enumera somente os presidentes que foram oficialmente empossados no cargo, não fazendo parte da contagem as duas juntas governativas (19302 e 19693 ), as presidências interinas de Ranieri Mazzilli (em 1961 e 1964) e os três presidentes (Rodrigues Alves, Tancredo Neves e Júlio Prestes), que não puderam ser empossados no cargo, dois por falecimento e um por golpe de Estado. A última coluna indica a seqüência numérica dos mandatos constitucionais que, em tempos de crise institucional, são apenas indicativos. Dessa forma, reflete o tempo interrupto no cargo exercido por uma só pessoa, por exemplo, Fernando Henrique Cardoso serviu dois mandatos consecutivos, portanto é contado como presidente no 25º e 26º mandatos. Por causa disto, apesar de conter 36 presidentes, são listados 29 mandatos presidenciais.4
A atual presidente do Brasil é Dilma Rousseff, que foi conduzida ao cargo através das eleições presidenciais de 2010.5
As cores indicam a forma como cada presidente foi eleito, sendo os presidentes eleitos por sufrágio direto, que inclui também os vice-presidentes eleitos, e presidentes eleitos por sufrágio indireto ou empossados através de movimentos revolucionários, incluindo aqueles que assumiram na qualidade de substitutos legais não eleitos diretamente.
A história republicana brasileira é muito conturbada e, mesmo usando critérios mínimos (por exemplo, não ter chegado ao poder por meio de golpe e ter sido eleito por sufrágio direto, democrático e universal, e não ter modificado as regras eleitorais para se prolongar sua permanência no poder), poucos presidentes podem ser considerados plenamente democráticos.
...