Resenha do texto “Pensamento Conservador, Ciências Sociais e Serviço Social”
Por: Carmen Lucena • 16/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.001 Palavras (5 Páginas) • 792 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Resenha do texto “Pensamento conservador, ciências sociais e serviço social”
Netto, Leila Escorsim
Aluna:
Andreza
Carmen
Juarez
Julia
Márcia
Regina
INTRODUÇÃO
1ª Questão: As ciências sociais operaram historicamente como suportes teórico-ideológico da sociedade burguesa.
. Necessário erradicar a falsa visão das ciências sociais como críticas progressistas.
. A natureza teórico-metodológica das ciências sociais se fundava no abandono das dimensões econômico-políticas e históricas da vida social.
2ª questão: Movimento de Reconceituação na história do Serviço Social Latino Americano e a inserção do pensamento marxista no Serviço Social.
"Fase áurea" da Reconceituação foi entre os anos 1965 -1976.
. Crítica político-ideológica era denominador comum entre os diversos autores deste período, sendo distinguidos pelo referencial teórico e seu grau de apropriação.
. A vinculação do Serviço Social “tradicional” aos interesses das classes dominantes, a sua legitimação prático-pedagógica da ordem burguesa, o seu papel disciplinador e “integrador” frente às classes e camadas subalternas, a sua funcionalidade na reprodução do “status quo” – estes foram, à época, os alvos prioritários dos intelectuais da Reconceituação.
. A questão do desenvolvimento social na América Latina e a correlação de forças provoca a ruptura com o Serviço Social “tradicional”
. Período histórico da Reconceituação e da Pós Reconceituação foi o da ditadura militar (31/03/1964 – 15/01/1985)
3ª Questão: A Pós Reconceituação e o tratamento histórico do Serviço Social
. Conjunção da critica político-ideológica com a influência do marxismo mesmo considerando suas limitações durante a “fase áurea” da Reconceituação, foi o que abriu caminho para o tratamento histórico do Serviço Social;
. Transição do processo de documentação na fase do Serviço Social “tradicional” para o tratamento histórico da profissão, que compreende um enfoque crítico-analítico buscando conexões e interações do Serviço Social na sua totalidade (sua gênese, seu desenvolvimento, sua institucionalização, suas agências de formação, , suas práticas e estruturas institucional-organizacionais onde se efetivam, seus sujeitos, seus sistemas de saber, seus valores e seus rituais.) e do quadro sócio-histórico e cultural em que se insere.
. Com o tratamento histórico do Serviço Social articula-se uma crítica superadora da Reconceituação.
.Contraponto entre o pensamento conservador ao qual a gênese do Serviço Social estava atrelado e os vetores ídeo-políticos que estavam sustentando os passos iniciais da história crítica-científico brasileira.
. Surgimento do CELATS - Peru - 1974
Início da Pós Reconceituação acontece a partir da segunda metade dos anos 1970.
Capítulo 1
“O pensamento conservador: determinações históricas.”
Objetivo do capítulo é circunscrever historicamente o conservadorismo clássico.
. A delimitação histórica e a caracterização precisa do pensamento conservador, são duas questões que se destacam dentre as dificuldades encontradas pelos estudiosos do conservadorismo.
. Na determinação do espaço histórico-temporal e dos traços constitutivos do pensamento conservador está a chave para elucidar e interpretar a sua diferencialidade e seu denominador comum - ou seja compreendê-lo como uma unidade constituída por diversidades.
- Alguns problemas na análise do conservadorismo
. Senso comum comportamental no sentido de querer conservar coisas e ideias que acreditamos e valorizamos.
. Esse senso comum destituído de referências históricas concretas, introduz uma negação da história. Engessando o homem e a humanidade.
. Pensamento conservador surge a partir da Revolução Francesa
. A diversidade constitutiva do pensamento conservador não oferece possibilidade de construir uma cronologia do conservadorismo
. Duas questões:
1ª Após a queda do "Ancien Régime", o pensamento conservador vai manter-se até quando, no processo de desenvolvimento das formas sociopolíticas que sucederam a velhas ordem?
2ª O estabelecimento de uma tradição conservadora implícita nestas cronologias desde a revolução Francesa aos nossos dias está longe de solucionar as transformações sofridas pelo conservadorismo
. A complexidade do pensamento conservador dificultou uma sinopse histórico-crítica.
- O espaço histórico e a mudança de função do pensamento conservador
. O pensamento conservador é uma expressão cultural particular de um tempo e espaço histórico preciso. O tempo e o espaço da configuração burguesa.
. Surgimento da burguesia comercial e o Estado absolutista.
. Revolução Industrial & a hegemonia econômica & social da burguesia deslocando as visões sociais de mundo que até então imperavam.
...