Responsabilidade Social e meio ambiente.
Por: Crys Freiitas • 22/9/2015 • Projeto de pesquisa • 1.942 Palavras (8 Páginas) • 166 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
Polo: Vila Mariana
Curso: Serviço Social
Disciplinas: Filosofia, Aplicada ao Serviço Social; Sociologia; Responsabilidade Social e meio ambiente.
Nome: Cristiane Aparecida Freitas
RA: 8379790007
Desafio Profissional: Deveres do assistente Social diante da ética e do meio-ambiente, em nome de uma sociedade sustentável.
Tutora Ead: Thalita Silva Neves Veloso Costa
São Paulo/SP
07/11/2014
Passo: 01
A atuação do assistente social atribui muitas competências, parâmetros e ações que envolvem medidas diversas, mobilizações, participações da população investigando e mediando as necessidades populacionais para melhorar o planejamento e a gestão em sociedade, agindo com qualidade na prestação de serviços.
O assistente social gira em torno de orientações gerais sobre as respostas profissionais para corresponderem as demandas assistenciais identificadas no cotidiano expressando totalidade nas ações que são desenvolvidas pelos assistentes sociais considerando a particularidades de cada ação desenvolvida nos programas sociais de atenção básica na media e alta complexibilidade.
O assistente social também trabalha na formação da política de educação se efetivando em consonância com os processos de fortalecimento do projeto ético-político e da luta por uma política pública gratuita, pontencializando formas de sociabilidade humanizadoras onde a inserção da política social na educação contribui para o aprofundamento da reflexão sobre uma nova concepção de educação coerente com ética-política no sentido de defender as políticas sociais a favor da educação.
A ética regulamenta a profissão e o relacionamento profissional com seus usuários seja de caráter jurídico ou normativo a partir do código e estatuto específico.
Uma sociedade se modifica e se relaciona de acordo com os acontecimentos históricos que acontecem no decorrer do desenvolvimento da mesma, e com essas transformações, a política, a moral e a ética de determinadas comunidades estão sujeita a todo e qualquer tipo de modificação e isso dependera da estrutura organizacional da mesma.
Dentre desse conceito histórico o assistente social tem o intuito e o dever de referenciar a população sobre o seu direito no trabalho na saúde pareando as informações e discussões em torno das orientações gerais que são passada a assistente social de acordo com as demandas identificada no cotidiano de cada cidadão dependente dos serviços sociais.
Art. 6º. São deveres do assistente social nas suas relações com os usuários: a discutir com os usuários seus direitos e mecanismos a serem adotadas a sua efetivação e em novas conquistas contribuir para que os usuários utilizem os recursos institucionais como o direito conquistado pela classe trabalhadora(Código de ética profissional do assistente social, 1986).
As modificações que acontecem o decorrer do acontecimento de uma sociedade, muitas vezes causam um impacto para seus componentes, tanto para vida material, quanto para a estrutura organizacional que compõem uma sociedade e para que certos transtornos sejam evitados o assistente social deve trabalhar com ideologias e projetos difusos dentro da sociedade, tendo mais visibilidade e de controle de cada situação. contendo capacidade suficiente para suprir as demandas de crescimento, modificação e organização da mesma implementando processos de transformação à categoria de assistente social trabalhando com ética para estender e suprir a vontade da categoria.
A lei de regulamentação da profissão, fruto de um movimento advindo da categoria e balizado pelos órgãos diretivos da categoria vem consolidar a perspectiva sinalizada e situada pelo Movimento de Reconceituação que ganha corpo.
O assistente social deve atuar na sociedade de maneira sensata, visando expressar a totalidade das ações que são desenvolvidas pela profissão, tanto no setor trabalhista, na saúde, na família e em qualquer outro tipo de setor que rege o funcionamento da sociedade, levando apenas em consideração a particularidade de alguns programas de saúde com atenção básica.
Art. 2º Constitui-se direitos do Assistente social: da participação na elaboração das Políticas Sociais e na formulação de programas sociais.
A decorrência das lutas trabalhistas acabou superando uma nova ética, tendo como bem comum os interesses das classes sociais categorizando uma nova visão da sociedade brasileira vinculando autonomia, pratica profissional e interesse sociais ao espaço institucional, que são inseridos com uma prática organizacional mantida pela classe trabalhadora em conjunto com o código de ética profissional do assistente social.
Em diferentes momentos deste processo, as assistentes sociais foram solicitados através do CFAS/CRAS e demais entidades de organização da categoria e das contribuições e a partir de comissões, debates, assembléias e encontros regionais e nacionais. Seu conteúdo expressa princípios e diretrizes norteadores da prática profissional determinados socialmente e traz a marca da conjuntura atual da sociedade brasileira. Constitui-se um parâmetro para o profissional se posiciona diante da realidade, disciplinando o exercício profissional no sentido de dar garantia à nova proposta da prática do assistente social.
Passo 02
A carta da terra se preocupa com a transição para maneiras sustentáveis de vida e desenvolvimento humano sustentável. Integridade ecológica é um tema maior.
Entretanto, a Carta da Terra, reconheceu que os objetivos de proteção ecológica, erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico equitativo, respeito aos direitos humanos, democracia e paz, são interdependentes e indivisíveis.
Consequentemente oferece um novo marco, exclusivo integralmente ético para guiar a transição para um futuro sustentável. A redação da Carta da Terra envolveu o mais inclusivo e participativo processo associado à criação de uma declaração internacional. Esse processo é a fonte básica de sua legitimidade como um marco de guia ético. A legitimidade de documento foi fortalecida pela adesão de mais de 4.500 organizações, incluindo vários organismos governamentais e organizações internacionais.
...