Ressonância - física
Trabalho Universitário: Ressonância - física. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: e.lisa • 21/9/2014 • 296 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
RESSONÂNCIA
Todo e qualquer sistema físico que apresente capacidade vibratória possui uma ou mais frequências naturais de vibração. Quando um sistema recebe uma energia, proveniente de um meio alheio, de forma periódica, por meio de excitações com freqüência igual a uma de suas frequências naturais, tem-se o fenômeno denominado ressonância.
O fenômeno da ressonância faz com que o meio vibre de forma a apresentar oscilações cada vez mais amplas. Existem inúmeras aplicações para o fenômeno da ressonância. Na acústica, por exemplo, pode-se citar as instrumentos musicais e os de comunicação. Um violão é constituído basicamente de cordas dispostas em um braço de madeira, sendo que cada uma delas apresenta uma freqüência natural diferente, e de um corpo (constituído por um tampo de madeira, oco em sua parte interna) que faz o som, derivado das cordas, ser amplificado pelo fenômeno da ressonância: quando o músico fornece energia mecânica às cordas, que, ao vibrarem na mesma freqüência natural da madeira, são ressonadas e, consequentemente, amplificadas.
Outro exemplo de ressonância é a sintonia das ondas de rádio. Quando um operador gira o dial (ou pressiona o botão) de sintonia do aparelho de rádio, provoca a alteração da freqüência das ondas sonoras do aparelho, fazendo com que estas vibrem na mesma frequência que as ondas da estação a ser sintonizada, sendo que cada estação de rádio possui uma frequência de ondas diferentes das outras. O processo recebe esse nome, pois, ao igualar as frequências das ondas, faz-se com que elas vibrem em sintonia.
Uma conseqüência da ressonância é o aumento exagerado da amplitude vibracional de alguns sistemas físicos, como uma ponte ou um vidro, que, ao sofrer ressonância, pode ter uma amplitude de onda maior que o suportado, ou seja, muito além da frequência natural, vindo a desestabilizar-se e sofrer algum dano.
...