SEQUÊNCIA DIDÁCTICA JOGO JOGO
Artigo: SEQUÊNCIA DIDÁCTICA JOGO JOGO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marmelada • 3/9/2014 • Artigo • 618 Palavras (3 Páginas) • 373 Visualizações
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
JOGO DA TRILHA: CONTAGEM, SEQUÊNCIA NUMÉRICA E LEITURA DE NÚMERO
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver o raciocínio lógico matemático e a concentração;
Aprimorar sua rapidez de reação;
Aprender os fatos fundamentais, utilizando o cálculo mental, estratégias pessoais e procedimentos de cálculo;
Ler e interpretar texto sobre contagem;
Formular hipóteses sobre o tema ou assunto desenvolvido;
Selecionar informações de uma imagem para resolver uma situação problema e registrá-las conforme solicitação do professor;
Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades lúdicas;
Conhecer as regras do jogo de trilha;
Construir um jogo de trilha;
Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de ler e de interpretar informações; reconhecer numerais de 1 a 50; resolver situações problema e trabalhar em pequenos grupos.
Estratégias e recursos da aula
1º momento
Num primeiro momento é importante que os alunos falem sobre o que já sabem sobre o "Jogo de Trilha ou Jogo de Percurso". Ouça as respostas.
Providencie diferentes jogos de trilhas, apresente-os aos alunos. Questione os alunos da turma, se os reconhecem, se já tiveram a oportunidade de jogar, se jogaram, se sabem as regras e quais são elas.
O objetivo deste momento é oportunizar, que os alunos vivenciem alguns jogos, além de verificarmos os conhecimentos que eles têm sobre o mesmo. Sugerimos que não sejam formalizados conceitos durante a realização destas partidas. Nessa oportunidade, a turma confrontará as suas hipóteses quanto à realização do jogo.
Observe as dificuldades e as facilidades encontradas por cada aluno, seja mediador dos diferentes momentos. Questione-os sobre as formas como estão jogando, interfira apresentando novos desafios: Você tem certeza que é este o caminho? O que está escrito aqui?
Ao terminar esta etapa possibilite um momento de diálogo em que os alunos possam relatar o que perceberam de diferente com relação aos conhecimentos prévios sobre o jogo. Sonde sobre o que acharam da atividade.
2º momento
Professor, organize a sala de aula para a atividade. Estimule os alunos por meio de questionamentos:
Quem gosta de jogar?
O que é preciso para participar de um jogo?
Qual a função das regras de um jogo?
A gente sempre ganha ou nem sempre?
Dentre outras.
Prepare o material previamente. Para esta atividade você precisará de 1 tabuleiro com a trilha, 1 dado
...