Sefip E Gfip
Trabalho Universitário: Sefip E Gfip. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MICHELLELANDI • 22/10/2014 • 619 Palavras (3 Páginas) • 517 Visualizações
MICHELLE
REDAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO.
GFIP/SEFIP
INTRODUÇÃO:
O objetivo deste trabalho é a construção de conceitos GFIP e SEFIP, estudo e pesquisa dos principais assuntos aplicados à essas guias de recolhimento e aplicativo, como conceitos, aplicação, entre outros.
DESENVOLVIMENTO:
GFIP significa Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social. É uma guia utilizada para o recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e para disponibilizar à Previdência Social informações relativas aos segurados.
Foi criada para substituir a Guia de Recolhimento do FGTS-GRE.As pessoas jurídicas estão obrigadas a entregar mensalmente a GFIP nos seguintes casos: quando necessitam recolher o fundo de garantia por tempo de serviço dos trabalhadores; e/ou, quando prestam informações referentes às remunerações auferidas pelos funcionários e o vínculo empregatício.As informações acima são essenciais para que a Previdência Social tenha um registro funcional dos seus segurados.
A GFIP proporciona uma forma de recolhimento eficiente dos valores do FGTS e acrescentou informações úteis para facilitar o acesso à comprovação do tempo de contribuição dos segurados, e melhorar o atendimento na Previdência Social.
A entrega da GFIP deverá ser feita por meio magnético até ao sétimo dia do mês seguinte ao da competência do fato gerador, através do SEFIP que é o programa que gera e imprime a guia. O SEFIP está disponível no site da Caixa Econômica Federal.
SEFIP - é um aplicativo que permite a qualquer empregador gerar a GFIP - Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, e a GRPS - Guia de Recolhimento da Previdência Social, disponível em disquete ou fita magnética.
Desenvolvido pela CAIXA, o SEFIP é destinado às empresas que mantenham empregados, independentemente do número, com contrato de trabalho regido pela CLT.
Para capturar os empregadores podem obter o programa nas agências da CAIXA e nos Bancos Arrecadadores, bastando, para isso, fornecer dois disquetes: um para a gravação da cópia do programa e outro para o respectivo manual. Para processamento do SEFIP, o equipamento do empregador deve apresentar a seguinte configuração básica:
Microcomputador PC ou superior, com 8 MB de memória RAM;
Monitor SVGA ou superior;
Unidade de disquete de 3 1/2;
Impressora laser ou jato de tinta;
Sistema Operacional MS-DOS, versão 6.0 ou posterior, ou outro sistema operacional compatível.
Para recolhimento em fita magnética, o empregador poderá
capturá-lo no site www.caixa.gov.br ou mesmo apresentar a fita nas agências da CAIXA para gravação do programa fonte. Ele deve possuir computador de grande porte e unidade geradora de fita magnética.
Vantagens da utilização do SEFIP - o Sistema gera e imprime a GFIP, a Relação dos Estabelecimentos Centralizados - REC, a Relação
...