Sindrome Do Homem-arvore
Pesquisas Acadêmicas: Sindrome Do Homem-arvore. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 9/3/2015 • 594 Palavras (3 Páginas) • 174 Visualizações
Popularmente conhecida como “A doença do Homem Árvore”, a Epidermodisplasia Verruciforme é uma anomalia que combina uma alteração genética com um vírus. Como consequência dessa combinação começa a crescer uma quantidade enorme de verrugas no corpo do indivíduo, sem parar.
As verrugas fazem a pele de o indivíduo apresentar um aspecto de “casca de árvore”, principalmente na zona das mãos e dos pés.
Quais as causas?
Esta doença é causada por uma mutação genética combinada com um vírus.
A alteração genética deve-se a uma mutação num traço autossômico recessivo que quando se expressa, causa uma diminuição na imunidade celular mediada.
O vírus em questão nesta doença é o HPV (vírus do papilomahumano) que normalmente cria pequenas verrugas na pele.
Assim sendo, devido à mutação, não vão existir anticorpos capazes de parar o crescimento de verrugas que vão crescer continuamente (principalmente nas mãos e nos pés).
Quais os traços característicos da doença?
Uma enorme quantidade de verrugas pelo corpo todo, o que lhe provoca deformidades principalmente nas mãos e nos pés.
Quais as doenças associadas?
É normal ter problemas musculares, como cãibras, devido ao peso das verrugas.
Existe tratamento?
Até hoje em dia não existe nenhum tratamento que diminuía o crescimento de verrugas.
Como o peso e a quantidade de verrugas dificulta em muito o indivíduo, a única maneira de resolver esse problema é remover as verrugas cirurgicamente. No entanto as verrugas continuaram a crescer.
Para que a pessoa tenha uma vida com mais qualidade, essa cirurgia deveria ser realizada anualmente.
Podem ter uma vida sexual ativa?
Como esta doença causa um enorme aparecimento de verrugas em todo o corpo, é provável que essas verrugas cresçam nos órgãos sexuais, o que impossibilita a prática sexual.
Quais as dificuldades/limitações?
Devido ao enorme número de verrugas que crescem no indivíduo, principalmente nas mãos e nos pés, o indivíduo não consegue movimentar se, nem ter uma vida normal.
Agarrar objetos ou caminhar longas distâncias torna-se um problema sério do dia-a-dia. Portanto, para tarefas do dia-a-dia, o portador desta doença necessita de ajuda de outras pessoas.
No entanto, como esta doença provoca deformidades no corpo, é normal existir exclusão social do indivíduo afetado.
Qual o risco de um casal ter um filho com esta mutação?
É extremamente raro ter um filho com este tipo de mutação.
É necessário nascer com este tipo específico de mutação no sistema imunitário, e estar em contato com este vírus (HPV) num tipo específico de variação do vírus.
Em conclusão, a combinação do vírus com a mutação é muito improvável.
Qual a percentagem?
Até hoje só existe um caso conhecido.
Caso verídico: único no mundo
Um pescador da Indonésia chamado de Dede é conhecido por todo mundo como homem árvore.
No seu corpo crescem continuamente verrugas, devido a uma mutação que não permite o combate contra o vírus do papiloma humano.
Essa doença começou na sua adolescência, quando cortou o joelho. Pensa--se que foi nessa altura que o vírus entrou no corpo, infectando-o.
A partir desse momento as verrugas começaram a crescer sem parar, provocando deformações no seu corpo, principalmente nas mãos e nos pés, tornando-os autênticos ramos de árvores.
Isso o tornou o monstro da ilha, a sua esposa abandonou-o, e os seus dois filhos evitaram o contato com ele.
Quando tinha 35 anos conheceu um médico americano que ficou interessado no seu caso.
Com a ajuda desse médico viajou ate aos Estados Unidos onde fez muitos exames e para aumentar a sua qualidade de vida fez algumas operações para remover verrugas.
Com essas operações a sua qualidade de vida melhorou um pouco, já consegue agarrar alguns objetos e movimentar-se mais facilmente, no entanto o seu corpo continua deformado.
As verrugas continuam a crescer por isso há a necessidade de se fazer operações regularmente.
...