Síntese Do Sulfato De Tetraminocobre(II) Monohidratado
Artigo: Síntese Do Sulfato De Tetraminocobre(II) Monohidratado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nanda_sm • 17/9/2014 • 718 Palavras (3 Páginas) • 1.335 Visualizações
Introdução: Os compostos de coordenação são substancias importantes dentro da química inorgânica, nesses compostos temos o íon metálico ligado a íons ou moléculas, que são chamados de ligantes. Assim forma-se o complexo ou o íon complexo.
O sulfato de cobre (II) pentahidratado é um composto de coordenação que tem quatro moléculas de agua ligadas ao metal, e a quinta molécula não faz parte do complexo, mas esta ligada ao íon sulfato por ligação de hidrogênio.
Para ocorrer a síntese do Sulfato de tetraminocobre(II) monohidratado é necessário adicionar excesso de amônia, para esta substituir as quatro aguas que estavam ligadas ao íon metálico anteriormente. Formando assim o complexo desejado.
Objetivo: Ilustrar a síntese do composto de coordenação Sulfato de tetraminocobre(II) monohidratado e interpretar as alterações que ocorrem na sua preparação.
Parte experimental:
• Reagentes e soluções: Sulfato de Cobre Pentahidratado;
Solução de Amônia concentrada e
Álcool Etílico.
• Materiais: 3 Béquers de 50 mL;
1 Proveta de 10,0 mL;
1 Pipeta Volumétrica de 2,00 mL;
1 Kitasato de 250,00 mL;
1 Funil d placa sintetizada;
1 Trompa de agua;
1 Espátula;
1 Frasco para amostra;
1 forma de gelo e
1 etiqueta.
• Equipamentos: 1 Balança Analítica.
• Procedimento: Em um béquer de 50 mL foi pesado 1,001g do Sulfato de Cobre pentahidratado, que foi dissolvido sob agitação em 6,00mL de água destilada. Após sua completa dissolução foi adicionado 2,00 mL de amônia concentrada na capela, e posteriormente 10 mL de álcool etílico. Então o béquer foi agitado e levado ao banho de gelo por 5 minutos. Decorrido esse tempo houve a filtração a vácuo. O precipitado foi lavado com três porções de etanol e posteriormente colocado em um vidro previamente etiquetado e levado ao dessecador.
• Reação: [Cu(H2O)4]SO4.H2O (aq) + 4NH3 (aq) -> [Cu(NH3)4]SO4.H2O (aq) + 4 H2O (l)
Resultados e discussões: Ao dissolver o sal de cobre em água temos uma solução de colocação azul intenso. Ao adicionar-se um pouco de amônia a uma mudança na coloração, de azul intenso para azul claro, com formação de um precipitado azul pálido, devido ao composto [Cu(OH)4]SO4.H2O, pois a formação desse composto é cineticamente favorável em relação ao NH3. Com adição de excesso de amônia, a solução se torna azul escuro e o precipitado se dissolve devido ao excesso de NH3 que é termodinamicamente favorável a formação do complexo. Ao adicionar-se álcool etílico forma-se o precipitado de [Cu(NH3)4]SO4.H2O
...