TEORIA DA CONTABILIDADE
Dissertações: TEORIA DA CONTABILIDADE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1968 • 28/9/2013 • 2.266 Palavras (10 Páginas) • 338 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
DESAFIO DE APRENDIZAGEM – elaborado como atividade para obtenção de nota da disciplina de Teoria da Contabilidade do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera – Pólo Cuiabá – 2º semestre Tutora Presencial: Ana Cristina e Profº. EAD: Juliana Leite Kirchner.
Nome dos Acadêmicos e RA:
LUCYANA MACHADO DA SILVA 336589
ROBERTO DAMIANI 299436
THIAGO ANDRÉ ARRUDA NOGUEIRA 299437
ANTONIO MARCOS B. MONTEIRO 334805
JARDEL DE SOUZA SILVA 299413
Cuiabá – MT
2011
Introdução
Estudando A Teoria da Contabilidade no PLT no primeiro capítulo página 8 - A Contabilidade no início de tudo - nos foi bastante peculiar no desenvolver deste desafio, assim como os pastores no período do inverno que era um período de monotonia, de ociosidade, depois de tosquiar as ovelhas se perguntavam o que fazer? Também nos perguntamos ao iniciarmos este desafio: o que fazer? Como Fazer?
Aqui entra a função da Contabilidade já no início da civilização: avaliar a riqueza do homem; avaliar os acréscimos ou decréscimos dessa riqueza. Assim também, este desafio aumentou nossa “riqueza” de conhecimento, riqueza esta que ninguém vai nos tirar, pois como a Contabilidade teve sua Evolução Histórica também estamos evoluindo e temos certeza que todo este conhecimento vai nos ajudar na tomada de nossas decisões.
TEORIA DA CONTABILIDADE - DESAFIO DE APRENDIZAGEM
1) Analise as Demonstrações Contábeis publicadas e identifique:
a) Em conformidade à Lei das Sociedades por Ações, ao fim de cada exercício social, uma entidade deve apresentar, obrigatoriamente, quais demonstrações contábeis?
Balanço Patrimonial
DMPL
Notas Explicativas
DFC
DRE
b) O Balanço Patrimonial das três empresas analisada encontram-se estruturados de acordo com o estudo visto na disciplina de Teoria da Contabilidade, e em conformidade às recentes alterações introduzidas pelas Leis 11.638/07 e Lei 11.941/09? Elabore um texto identificando quais as principais divergências ou convergências dos demonstrativos apresentados.
As harmonizações das Demonstrações Contábeis das entidades pesquisadas (Embrapa, Natura Cosméticos e Acesita S.A) nos relatórios do Balanço Patrimonial estão em conformidade às Leis 11.638/07 e Lei 11.941/09.
Todas apresentaram apropriadamente a posição financeira. A Estrutura correta do Patrimônio Patrimonial prevista nas Leis.
Podemos observar o Ativo passou a ter somente dois grupos de Contas: Ativo Circulante e não Circulante. O grupo Permanente deixou de existir. O ARLP de grupo, virou subgrupo do Ativo Não Circulante. A mudança mais significativa foi a extinção do subgrupo Deferido, que tinha a finalidade de contabilizar as despesas iniciais na implantação das empresas, e diluir em exercícios posteriores, os gastos necessários nas suas organizações. Com a saída do REF, toda e qualquer receita antecipada deverá ser classificada no Passivo Circulante ou Passivo Não Circulante, conforme o prazo de realização.
Segue abaixo a estrutura do balanço patrimonial após as modificações da Lei 11.638/07 e 11.947/09.
ATIVO PASSIVO
Circulante Circulante
Disponível e Realizável no Curto Prazo Valores a pagar no Curto Prazo
Não Circulante Não Circulante
Realizável a Longo Prazo Exigível a Longo Prazo
Investimentos Patrimônio Liquido
Imobilizado Capital Social
Intangível Reservas de capital
Ajustes de Avaliação Patrimonial
Reservas de lucros
Ações em tesouraria
Prejuízos Acumulados, etc.
c) Analise as DFC’s publicadas e identifique se sua estrutura de apresentação está de acordo com a proposta da Lei 11.638/07, estudada no PLT da disciplina. Existe alguma divergência ou convergência nas DFC’s? Estão publicadas pelo método direto ou indireto?
Natura Cosméticos S.A está publicada pelo método Indireto.
Embrapa pelo método Direto
Acesita S.A pelo método Indireto – Identificamos que na sua estrutura de apresentação está de acordo com a proposta das Leis, inclusive esta Empresa consta a Demonstração do Valor Adicionada – DVA. Houve a inclusão e a obrigatoriedade dessa demonstração para as companhias abertas. Ela procura informar sobre a agregação e distribuição de valor ao negócio, sugerindo maior transparência para seus usuários, em virtude de apresentar nova e mais detalhada informação sobre os negócios da entidade. Segundo ZANLUCA “Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é o informe contábil que evidencia, de forma sintética, os valores correspondentes à formação da riqueza gerada pela empresa em determinado período e sua respectiva distribuição aos empregados, financiadores de recursos, governos e acionistas”.
DFC
Operações
...