Teoria da Contabilidade
Relatório de pesquisa: Teoria da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pitante • 1/6/2014 • Relatório de pesquisa • 886 Palavras (4 Páginas) • 238 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Cuiabá
Ciências Contábeis
Teoria da Contabilidade
Professora: Ana Paula
Atividades
Acadêmicos:
Altair Epifânio de Almeida - 3715647959
Andréia Cristiane P. de Barros - 3721657099
Marize Alexandrina de Barros - 3786819641
Taynnara Iris Carvalho Silva - 3786742647
Thamer Augusto Calderon Pitante - 4215778620
Zaine Nascimento de Siqueira - 4222842856
10 de Setembro de 2012
Introdução
"Sem teoria, os fatos são silenciados" (F. Von Hayek)
Segundo o dicionário Aurélio, teoria é o conjunto de princípios fundamentais duma arte ou duma ciência. No fim do século XIX nascia uma teoria que colocaria uma "padrão" a ser seguido, tanto para ser posto em prática, quanto para ser usado como base para o crescimento de uma profissão ao longo da história.
Teoria essa que foi se aperfeiçoando com o passar do tempo, e se adaptando as necessidades das pessoas trazendo mais praticidade e agilidade para as tarefas desempenhadas pelas mesmas.
Teoria da Administração
A administração é importante em qualquer escala de utilização de recursos para realizar objetivos sejam eles na vida pessoal, profissional, organizacional e até mesmo social, bem como a relação entre o aumento da quantidade de recursos e a complexidade do processo administrativo.
Embora o processo administrativo seja importante em qualquer contexto de utilização de recursos, o seu principal impacto é sobre o desempenho das organizações, que assumiram a importância sem precedentes na sociedade e na vida das pessoas. Sendo tão importantes para a realização de objetivos sociais, as organizações afetam a qualidade de vida dos indivíduos.
Com o crescimento das organizações, surgiu-se a necessidade de administrá-las adequadamente, assim surgiu a Teoria Geral da Administração, que em certos aspectos é um meio de pôr em prática os conceitos e as ideologias a respeito das organizações. A teoria trata dos conceitos em geral e das empresas de uma forma particular, que começou como uma teoria preocupada com poucos aspectos dentro das organizações, focando exclusivamente aos problemas imediatos.
Preocupação com a eficiência
Ao longo de sua carreira, Frederick Winslow Taylor procurou resolver problemas que eram e continuam comuns dentro das empresas. Com base em suas observações e experiências, Taylor começou a desenvolver o seu sistema de administração das tarefas, que mais tarde ficou conhecida como a Administração Científica.
Esse movimento desenvolveu-se em três momentos:
A Primeira Fase: Ataque ao "problema dos salários"; Estudo sistemático do tempo; Definição de tempos-padrãos; Sistema de administração de tarefas
A Segunda Fase: Ampliação de escopo, da tarefa para a administração; Definição de princípios de administração do trabalho
A Terceira Fase: Consolidação dos princípios; Proposição de divisão de autoridade e responsabilidades dentro da empresa; Distinção entre técnicas e princípios
Teoria Clássica
Buscar enfatizar a estrutura organizacional que nasceu com Henri Fayol, substituindo o enfoque analítico e concreto de Taylor por uma visão anatômica da empresa em termos de organização, para Fayol toda empresa desempenha seis funções básicas:
Funções técnicas, Funções Comercias, Funções Financeiras, Funções Contábeis, Funções Administrativas e Funções de segurança.
As funções administrativas constituem as próprias funções do administrador, que são compostas pelos elementos:
Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar
A teoria clássica também se caracteriza em como o administrador deve se conduzir em todas as situações por intermédio do processo administrativo e quais princípios gerais deve seguir para obter a máxima eficiência.
Teoria da Burocracia
Nascida com Max Weber, a teoria da burocracia é voltada exclusivamente para a racionalidade e para
...