Teoria do serviço Social
Artigo: Teoria do serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Yvison • 28/10/2014 • Artigo • 915 Palavras (4 Páginas) • 243 Visualizações
Universidade Anhanguera-uniderp
Centro de educação à Distância Polo-Caruaru
Curso: Serviço Social
Disciplina: Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social II
Prof.: Laura santos e Elaine Cristina
Teoria do serviço Social
Caruaru
2012
Apresentação
Este trabalho mostra a teoria do Serviço Social, desde o conservadorismo até a Dialética, onde o Assistente Social viu a necessidade de novos conceitos para a sua atuação. No qual foi surgindo o movimento de Reconceituação, que a partir deste movimento o profissional foi ganhando novas metodologias no seu processo de formação, para atender as demandas da classe trabalhadora.
Teoria do Serviço Social
Após quase quatro décadas de conservadorismo teórico-metodológico, o Serviço Social conseguiu avançar numa elaboração literária que subdiasse seus profissionais na leitura da realidade, que o permitisse ir além da aparência da manifestação da questãosocial. Dando assim, início ao Movimento de Reconceituação, que os profissionais passaram a questionar sobre sua prática.
Então, foi a partir desta identificação que os Assistentes Sociais começaram a promover encontros sistemáticos, no âmbito latino-americano, para discutir o papel do Serviço Social. Foi necessário questionar para repensar o trabalho do Assistente Social, onde, foi surgindo uma ruptura com o Serviço Social tradicional e conservador; dando uma nova identidade profissional com ações voltadas às demandas da classe trabalhadora, passando a ter uma visão política da interação e da intervenção.
Podemos afirmar que foi através da reconceituação, que o Serviço Social deu sinal de sua contemporaneidade e renovação, que por sua vez, apontou para o questionamento significativo no processo de formação profissional. Portanto, o Serviço Social visava adaptar o indivíduo ao seu meio, ou seja, para aqueles que estivessem fora dos padrões sociais.
Vale ressaltar; que a Ditadura Militar é considerado um dos acontecimentos mais marcantes da história recente do Brasil. Então, foi a partir deste período que nasceu o Movimento de Reconceituação do Serviço Social no Brasil, no qual, deu avanço a reflexão em torno da adequação às exigências conjunturais. Este movimento é marcado pela intransigência das desigualdades de classe e questões sociais, pela perspectiva de ruptura com o denominado Serviço Social tradicional, aonde vinha implicando com a não neutralidade das ações profissionais, no qual, vinha possibilitando o estabelecimento de vínculo orgânico dos profissionais com as classes populares.
Portanto, o Movimento de Reconceituação, envolveu um grande número de profissionais, que buscavam novos conhecimentos e teorias, baseado em uma concepção de homem e de mundo e na formulação de novas metodologias. É importante enfatizarmos que este movimento resgatou para o profissional a necessidade de articular a teoria e a prática, compreendendo assim, que hoje a profissão do Serviço social é vista como o médico da sociedade.
Com este novo caminho, no qual, constituiu os Seminários de Araxá e Teresópolis, que vinha como processo de discussão, reflexão sobre o contexto de renovação do serviço Social no Brasil. Mesmo contendo características diferentes, os dois Semináriostentam modelar a forma como o profissional atuava no período da ditadura, saindo do tradicional e abrindo novo leque para a modernização deste trabalho.
No documento de Araxá a sua perspectiva modernizadora, formulou a prática institucionalizada, onde o serviço Social passava a trabalhar com o indivíduo, grupo e comunidade de forma ampla, ou seja, no contexto familiar e social. Através das visitas domiciliarem o profissional passava a intervir na realidade do sujeito. Portanto, o Serviço Social tem uma contribuição
...