Tps Programação
Pesquisas Acadêmicas: Tps Programação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: browli • 29/3/2014 • 2.187 Palavras (9 Páginas) • 280 Visualizações
A
Engenharia
1ª Série
Algoritmos e Programação
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino
aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades
programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:
Favorecer a aprendizagem.
Estimular a co
eficaz.
Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.
Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.
Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.
Auxiliar no desenvolvimento das competências re
Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.
Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas
relativos à profissão.
Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.
Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de
um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo.
Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das
competências e habilidades requer
Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida
profissional.
ATIVIDADES PRÁTICAS
SUPERVISIONADAS
de Controle e Automação
co-responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e
requeridas pelas Diretrizes
requeridas na sua atuação no mercado de trabalho.
RÁTICAS
UPERVISIONADAS
ensinoaprendizagem
prendizado queridas idas AUTORIA:
Jeanne Dobgenski
Anhanguera Educacional Ltda
Engenharia de Controle e Automação – 1ª. Série – Algoritmos e Programação
Jeanne Dobgenski
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio você terá desenvolvido as competências
e habilidades descritas a seguir.
Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados.
Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos.
Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia.
DESAFIO
Uma agência de viagens sentiu a necessidade de disponibilizar em sua página da
internet um programa que faça a conversão de moedas, devido ao grande número de
pedidos de seus clientes. Além disso, percebeu que essa ferramenta poderá trazer novos
visitantes a sua página principal, incrementando sua ação de marketing.
Para realizar esse novo projeto o diretor da agência solicitou à empresa responsável
pela página de internet que providenciasse o aplicativo, tendo especificado, inicialmente, as
seguintes características:
1. o conversor deverá suportar três outras moedas além do Real (R$):
a. Dólar Americano – Turismo (US$);
b. Dólar Canadense (CDN$);
c. Euro (€);
2. as conversões considerarão o valor de venda da moeda;
3. as cotações serão sempre com relação a 1,00 Real (R$1,00), por exemplo R$1,00 ;
US$ 1,94 – um Real equivale a um Dólar Americano e noventa e quatro centavos de
Dólar Americano;
4. as conversões serão sempre realizadas a partir do Real para uma das moedas
indicadas.
Finalizada esta primeira fase do projeto, a agência de viagens resolveu melhorar o
aplicativo que foi desenvolvido para sua página de internet. Dessa vez, além de aumentar o
número de moedas disponíveis para conversão também deseja manter um histórico da
cotação. Essa iniciativa permitirá que a página apresente algumas estatísticas sobre a cotação
das moedas.
Para realizar essa segunda etapa do projeto o diretor da agência fez outra solicitação à
empresa responsável pela página de internet com relação ao aplicativo. Pediu, inicialmente,
as seguintes características:
1. suportar as moedas disponíveis nos conversores usuais, como o da página do UOL
Economia. Disponível em: <http://economia.uol.com.br/cotacoes>. Acesso em: 11
ago. 2011;
2. guardar as cotações diárias por mês;
3. fazer as médias mensais das cotações das moedas;
4. indicar o menor e o maior valor da moeda no mês.
Para resolver esse desafio considere que você e seus colegas fazem parte da equipe
que desenvolverá essas alterações no aplicativo desenvolvido e que o gerente desse projeto
continua sendo o professor
...