Trabalho Final De Geoprocessamento
Casos: Trabalho Final De Geoprocessamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucasbarral • 30/10/2014 • 1.156 Palavras (5 Páginas) • 547 Visualizações
UFBA - Universidade Federal da Bahia
Escola Politécnica
ENGA52 – Geoprocessamento
Turma 010100
Professora: Elaine Gomes Vieira de Jesus
Trabalho Final de Geoprocessamento
Salvador,
24 de Julho de 2014
Caio Capistrano, Danilo Alfredo e Lucas Barral
Trabalho Final de Geoprocessamento
Trabalho apresentado à disciplina ENGA52 – Geoprocessamento como exigência parcial obtenção de nota, sob solicitação e orientação da Professora Elaine Gomes Vieira de Jesus.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – ESCOLA POLITÉCNICA
Salvador, Bahia
2014
Sumário
Introdução.............................................................................4
Objetivos................................................................................5
Materiais e Métodos.............................................................6
Resultados..............................................................................11
Considerações Finais..............................................................12
Referências Bibliográficas......................................................13
Introdução.
A necessidade de localização de um determinado ponto no espaço tem sido um dos principais objetivos na aplicação dos conhecimentos e técnicas do Geoprocessamento.
Desde os primórdios da sociedade, quando se utilizavam técnicas rudimentares (por exemplo, a marcação de rotas e caminhos em pedras, paredes, etc.) até os dias atuais permeado das grandes tecnologias e metodologias, o Geoprocessamento se mostrou necessário.
Neste trabalho estão aplicados conhecimentos e técnicas de localização no espaço através de dados censitários em relação a faixa etária da região a ser abordada e imagens de satélites obtidas através do programa Google Earth. Esses dados foram então tratados no QGIS com o objetivo de se melhor determinar uma região para a aplicação de uma obra na construção de creche(s) que atenda a necessidade da população da área estudada.
Objetivos.
Este trabalho tem como objetivo a utilização de ferramentas do geoprocessamento, como por exemplo, imagens do Google Earth, o software QuantumGis e dados do IBGE no sentido de se definir a melhor localização em uma área preestabelecida em sala de aula para a construção de uma creche que atenda aos seguintes critérios:
1. Que leve em consideração os dados da população por faixa etária na área em estudo, englobando todos os bairros da área em questão;
2. Esteja localizada em um ponto de maior proximidade da população alvo da área, considerando a distribuição média da população entre os bairros da região;
3. Que possa ser construída em uma região vazia ou que traga menos impactos e prejuízos para a população da área de estudo.
Materiais e Métodos
Materiais
• Imagem do Google Earth;
• Base Cartográfica de Salvador (Shapes de bairros, sistema viário, edificações, pontos notáveis);
• Divisão de Áreas no Google Earth;
• Software – QuantumGis;
• Dados do IBGE – censo 2010.
Métodos
A primeira parte do trabalho consistiu na escolha da área de trabalho. A área escolhida foi a número 2, que é composta pelos seguintes bairros: Barra, Graça, Calabar, Ondina, Alto das Pombas, Federação, Rio Vermelho, Engenho Velho da Federação, Vale das Pedrinhas, Amaralina, Chapada do Rio Vermelho, Nordeste de Amaralina e Santa Cruz.
Analisando a área de trabalho na ferramenta Google Earth (formato KML), procurou-se áreas que estivessem mais centrais nas 3 maiores concentrações urbanas. Os bairros em que ficaram alocadas as creches são: Graça (Creche 1), Federação (Creche 2) e Chapada do Rio Vermelho (Creche 3).
A alocação das creches foi feita baseada na análise da quantidade de crianças de 0 a 7 ao redor da área, procurando fazer a alocação nos lugares onde o maior número possível de crianças fosse atendido. Além de procurar terrenos que não possuam qualquer tipo de construção, para facilitar a execução da obra, o relevo também foi levado em consideração, sendo evitados terrenos com relevo muito acidentado ou de difícil acesso.
Imagem 1 – possíveis localizações para as creches.
O próximo passo foi abrir o programa Quantum Gis, e transferir os pontos marcados no Google Earth para o projeto. Os pontos foram salvos no formato de SHAPE antes de serem inseridos no projeto do QGIS.
Imagem 2 – pontos das creches inseridos no projeto do QGIS.
Depois de feita a transferência dos pontos, o arquivo do Google Earth (formato KML) com as áreas de trabalho também foi salvo no formato de SHAPE e inserido no projeto.
Imagem 3 – KML das áreas inserido no formato de SHAPE.
Na etapa seguinte foi inserido o shape com a divisão dos bairros
...