Trabalho com crianças evitar contato com drogas
Por: cecelleandre • 25/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.316 Palavras (6 Páginas) • 453 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
2.1 Problematização
3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
3.1 Objetivos gerais
3.2 Objetivos específicos
4 JUSTIFICATIVA
5 METODOLOGIA
6 REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA
7 CRONOGRAMA
8 ORÇAMENTO
9 RESULTADOS ESPERADOS
10 REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Toda a comunidade deve estar ciente da realidade social de seu município. As crianças e adolescentes das periferias se tornam alvo fácil de pessoas mal intencionadas, justamente porque essas podem oferecer às crianças algo que proporcione uma diversão temporária.
Em geral, o primeiro contato desse público com as drogas é através do álcool do consumo de álcool e cigarros, o que se considera como uma porta para os demais tipos de entorpecentes. Os grupos de usuários freqüentes, rodeiam as escolas e oferecem diversão gratuita em parques, convidam para as festas que realizam na comunidade.
A intenção desta pesquisa é justamente a de identificar os fatores que os deixam mais vulneráveis, e, quando possível, intervir com a formulação de ações que possibilitem abordar o tema com caráter preventivo no ambiente escolar, onde a inserção de atividades dinâmicas pode auxiliar as crianças e os adolescentes a se manterem entretidos de forma saudável e sem riscos ao seu aprendizado e seu crescimento intelectual.
Mais detalhes desta proposta, e como o assistente social pode auxiliar no aumento da informação ao público alvo são ainda expostos no decorrer da leitura.
DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Tema: “Verificar a possibilidade de palestrar para crianças e adolescentes do ensino fundamental na periferia de Cacoal RO, na tentativa de prevenir o uso indevido de drogas por esse público”.
problematização
- A vulnerabilidade social da família facilita a criança a se iludir com o mundo das drogas?
- O uso indevido de drogas por crianças e adolescentes pode prejudicar e o processo de aprendizagem na escola?
- Até que ponto os educadores estão preparados para lidar com crianças e adolescentes envolvidos com o uso indevido de drogas?
- Existe preocupação dos gestores públicos do município, especialmente as Secretarias de Educação, Cultura e Esporte, Saúde, Assistência Social e trabalho e até mesmo o conselho Tutelar) com o envolvimento precoce de crianças e adolescentes com o uso indevido de drogas?
formulação dos objetivos gerais e específicos
objetivos gerais
É importante observar que, dentre as pessoas pesquisadas...
objetivos específicos
Identificar até que ponto a vulnerabilidade social age como fator que possibilita a entrada da criança e do adolescente nesse meio destruidor.
Mostrar de forma dinâmica quais os malefícios causados pelo uso de entorpecentes, dando foco principal ao déficit no aprendizado que essa prática causa.
Pesquisar sobre quais os materiais informativos que podem ser produzidos oferecer às crianças e que leve as famílias a reconhecerem seu papel primordial na proteção de suas crianças prevenindo-os do uso de drogas.
Refletir sobre qual é o papel dos setores públicos (Educação, Saúde, Cultura e Lazer, Esporte, Assistência Social e trabalho e o Conselho Tutelar) nas demandas preventivas ao uso precoce de drogas pelas crianças e adolescentes do município.
justificativa
Esse projeto de pesquisa, que tem como tema “Palestrar para crianças e adolescentes do ensino fundamental na periferia de Cacoal RO, na tentativa de prevenir o uso indevido de drogas por esse público”.
Essa pesquisa se consolida no cenário urbano, contemplando alunos do ensino fundamental, as escolas localizadas nas periferias de Cacoal serão as principais a serem pesquisadas.
As escolas da periferia, mesmo estando localizadas na cidade apresentam menos opções de lazer, menos dinamismo nas aulas, e as crianças da periferia já são menos privilegiadas que as dos bairros mais próximos ao centro, pois não possuem praças e raramente tem centros de lazer comunitário.
Em contrapartida, os locais geralmente escolhidos pelos usuários de entorpecentes são bem acessíveis, onde se ouve sempre uma linguagem juvenil, com gírias e vícios de linguagens, em sua maioria os usuários se vestem de maneira chamativa e ouvem músicas que apresentam em suas letras um conteúdo bem característico às periferias, e isso, aliado à falta de informação, podem induzir ou colaborar com a experimentação do entorpecente por parte da criança ou do adolescente.
...