Trabalho de Filosofia
Por: TatiStosMartins • 25/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.702 Palavras (7 Páginas) • 132 Visualizações
Unidade de Ensino \ Anhanguera - Uniderp interativa
Curso: Serviço Social – 1ª Série - Filosofia Aplicada ao
Serviço Social
Título da atividade
A história da humanidade e as relações filosóficas
Alunas: Elisângela Pereira da Silva RA: 352611
Erika Fernanda Alves silva 346414
Tatiane dos Santos Martins 375179
Professores: Prof. Dr. Potiguara Acácio Pereira
Pólo Nova Andradina
Setembro de 2012
A filosofia tem o conceito de explicar as tendências existentes na religião, no mito, na ciência, com o propósito de investigar as novas produções filosóficas, presentes dentro da historia humana esta que sofre uma releitura.
A ação humana dá sentido ao caráter ético político, através desde termos a conviquição do que é viver em sociedade respeitando o outro, praticando o bem e exterminando o mal só dessa forma conheceremos o que é verdadeiro.
O conhecimento relaciona-se com a historia da humanidade, esta aparece na filosofia como o espírito do homem onde ele recebia a educação que era o que diferenciava-o de outros seres.
A educação é essencial na vida humana, com ela o ser humano aprende sobre os valores morais necessário para a vida ética. Desenvolve algo que já existe no homem, a qual só precisa de instrução. São nesses valores éticos que presidam a ação do homem, é na humanidade que temos os princípios individuais da espécie. O homem realizava-se pensando nas questões da comunidade e não somente em si, o que contradiz o que vivemos na atualidade. Onde a reconstituição da sociedade tem por base as relações políticas, tendo como critério de avaliação dos fins e valores com o intuito do aumento individual e social da vida.
A filosofia que era baseada na questão do pensar, hoje em função do desenvolvimento da ciência o que mais se destaca são as teorias.
A música “comida” reflete uma situação muito vista em nossa sociedade. Como se o ser humano precisasse somente de comida, mas não, todo ser necessita de amor, respeito, valorização, educação, moralização, dentre outros fatores que compõem um ser digno.
Obviamente que saúde, alimentação e moradia, são necessidade básicas e necessárias, mas não é só isso que a sociedade busca (reivindica), pois há muitas outras carências, como o direito à igualdade para todos, direitos sociais, liberdade, educação, entre muito outros objetivos.
Condiz também com uma situação dramática de como somos fantoches nas mãos do poder executivo, pois não tem acesso a um lazer ou uma boa educação, uma saúde básica e até mesmo uma condição financeira sustentável, e tais “poderes” investem em setores que muitas vezes são os que menos precisem. Ou seja, a população carente é excluída.
O ser humano obtém sonhos, não é como um animal, que só basta comida e água para sobreviver, mas uma busca constante de objetivos que constroem um sonho no foco de realização e por fim felicidade.
O papel da mulher era exclusivamente doméstico e submisso ao marido, este mantinha o domínio em qualquer família hoje a realidade é diferente decorrentes de várias conquistas.
Há décadas atrás o homem e a mulher tinham papéis muito diferentes como na divisão social do trabalho, no sexo, na religião no grau de escolaridade.
Ao contrario da contemporaneidade do que vivemos hoje, a diferença entre ambos os sexos já foi muito valorizado na cultura ocidental onde a mulher era associada ao sexo frágil.
No decorrer do tempo ela foi assumindo seu papel de mãe e com a chegada da industrialização e as transformações sócias decorrente do modo capitalista ela passa a trabalhar fora de casa enfrentando grandes dificuldades e preconceitos. Ganharam vários direitos como o do voto e com o desenvolvimento das tecnologias hoje a mulher assume cargos de comando e liderança no mercado de trabalho, dessa formas nas mulheres temas um importante papel na transformação econômica dopais embora ainda tenha alguns direitos a serem conquistados e preconceitos a ser quebrado, porem não ficamos hoje restritas ao lar, conseguindo chegar até mesmo na liderança da humanidade.
Como sabemos ouvimos por toda parte fatores ocorridos, como preconceito, corrupção, desigualdade social, entre outros acontecimentos semelhantes lamentáveis. Mas contudo isso, com todas diferenças sociais, raça, cor, etc, sabemos que a lei é igual para todos e o ser humano por natureza deve ter os mesmos princípios.
Como seres humano somos iguais porem distintos uns dos outros pois cada um tem a sua vivencia porque foi concebido de forma diferente e não podemos assim ser igual a ninguém.
Para tornamos humanos não dependemos apenas da genética e sim das condições culturais e sociais que adquirimos e para esse desenvolvimento dependemos muito do contato com outro ser humano. Essa interatividade com outro individuo nem sempre acontece pois hoje o que vemos é uma grande descriminação pelas classe menos favorecida.
...