Trabalho sociologia
Por: Maassistentesoci • 10/5/2016 • Monografia • 297 Palavras (2 Páginas) • 130 Visualizações
6. Trabalho individual sobre o texto do CFESS do dia 14/10/2009: Lutar por direitos, romper com a desigualdade. Segue em anexo
Este manifesto foi feito em 2009, ano marcante e decorrente da crise mundial. É explicito a posição do conjunto CFESS-CRESS diante do que vêm acontecendo na conjuntura e nas relações sociais desiguais. Esboça-se a aversão pela barbárie capitalista, e reafirma-se o projeto ético político do Serviço Social como um instrumento de transformação.
O Brasil esta em destaque quando se trata de má distribuição de renda; ricos cada vez mais ricos e os pobres entram bruscamente nas estatísticas das condições de vida vulnerabilizadas, apresentando diversas expressões da questão social, exemplo: “a nova pobreza”, mais agudizada. As políticas sociais são deixadas em último lugar em investimentos de recursos públicos, contudo as políticas econômicas neoliberais é a prioridade na agenda do governo.
O Serviço Social luta pela garantia de direitos, emancipação do ser social, recusa a mercantilização da vida e fortalecimento do discurso pela redemocratização política. Alguns princípios são apontados no manifesto como fatores fundamentais de mudança como: o fortalecimento dos movimentos sociais, criminalização a toda forma de violência de gênero, socialização da riqueza, universalização da seguridade social, educação laica, pública, presencial e de qualidade em âmbito mundial.
Conclui-se que estes argumentos trazem visibilidade ao que o profissional de serviço social deve ter como horizonte não utópico da prática-profissional, estabelecendo essa luta no cotidiano do seu trabalho e buscando romper com a visão funcionalista, conservadora e neoliberal que as instituições e a sociedade impõe, não aceitando que basta a sociedade capitalista, e ponderando que uma outra ordem societária é possível.
...