Transferência E Medida De sólidos
Trabalho Universitário: Transferência E Medida De sólidos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Carolchianca • 4/12/2014 • 937 Palavras (4 Páginas) • 354 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES
CURSO DE ENGENHARIA
ANDRÉ LUIS CANDIDO PEREIRA
BRENNO FERNANDES DA SILVA LIMA
CAROLINA FIGUEIREDO CHIANCA
MATHEUS SECUNDINO DE SOUZA
PABLO CAIÃ ROCHA DA SILVA
RODOLFO RODRIGUES
YURI RYAN FERREIRA CERQUEIRA DE JESUS
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
TRANSFERÊNCIA E MEDIDAS DE SÓLIDOS
Aracaju
Setembro, 2013
ANDRÉ LUIS CANDIDO PEREIRA
BRENNO FERNANDES DA SILVA LIMA
CAROLINA FIGUEIREDO CHIANCA
MATHEUS SECUNDINO DE SOUZA
PABLO CAIÃ ROCHA DA SILVA
RODOLFO RODRIGUES
YURI RYAN FERREIRA CERQUEIRA DE JESUS
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
TRANSFERÊNCIA E MEDIDAS DE SÓLIDOS
Relatório de aula prática apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina de Química I, ministrada pela Profª. Claudia Santana Arcieri Miranda, no 2 semestre de 2013.
Aracaju
Setembro, 2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 OBJETIVOS 04
3 REVISÃO DA LITERATURA 04
4 MATERIAIS E MÉTODOS 05
4.1 MATERIAIS E REAGENTES 05
4.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 05
5 RESULTADOS E DISCUSSÕES 06
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 07
REFERÊNCIAS 08
1 INTRODUÇÃO
A pesagem é uma das mais importantes operações nos laboratórios de Química. Neste processo, a medição precisa dos sólidos é dada a partir de um instrumento muito delicado, balança analítica. Para sua utilização, são necessários alguns cuidados na pesagem, esses são: manter a temperatura ambiente da balança; evitar vibrações; manter o local sempre limpo; não colocar objetos diretamente sobre a balança; no momento da pesagem a balança deve está sempre fechada; nivelar e ligar a balança; entre outros.
A aula prática sobre Pesagem dos Sólidos permite a separação de duas massas obtidas através da balança de precisão analítica e semi – analítica. Na maioria dos casos consiste em medir a massa de uma amostra que é graduada em gramas.
No laboratório da aula prática foram utilizados os materiais: pérolas de vidro, pregos, bola de gude e cloreto de sódio. Sendo assim, pesados pela balança semi-analítica e analítica. Utilizando vidro de relógio e cápsula como materiais para auxilio, pois as amostras nunca devem ser colocadas diretamente no prato, devem ser colocados em recipientes adequados.
Para obter resultado mais próximo possível do desejado, a transferência e medida de sólidos são feitas de maneira mais cautelosa. Em pesagens, utiliza-se uma espátula adequada e limpa para transferir o sólido do frasco reagente.
2 OBJETIVO
Aprender todo o procedimento da pesagem dos sólidos, utilização das balanças para obtenção de diferentes massas exatas dos sólidos. Conhecendo assim, cada vez mais os equipamentos utilizados em laboratório, as amostras e substâncias com as quais se está trabalhando, comparando todos os resultados obtidos com a literatura.
3 REVISÃO DA LITERATURA
As cápsulas de porcelana, ou cadinhos, utilizadas nas análises devem ser prévia e adequadamente preparadas para receber as amostras. Devem ser calcinados, ainda vazios, na temperatura em que serão realizadas as análises, para eliminar qualquer tipo de impureza que porventura venham a conter. Os pesos dos cadinhos vazios e com as amostras, antes e após a calcinação, devem ser cuidadosamente pesados em balança analítica e os pesos anotados. É importante salientar que os cadinhos sempre devem ser resfriados em dessecador antes de efetuadas as pesagens. A precisão durante as pesagens é de fundamental importância na obtenção de quaisquer resultados fidedignos de sólidos e/ou teor de carbono obtido através do ensaio de calcinação. (PROSAB, 2002)
4 MATERIAIS E MÉTODOS
4.1 MATERIAIS E REAGENTES
Cloreto de Sódio;
Prego;
Bola de gude;
Pérola de Vidro;
Vidro de relógio;
Espátula;
Balança analítica;
Balança semi-analítica.
4.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Pesagem direta:
Conferir se a balança está zerada;
Colocar o vidro de relógio e parar a balança;
Transferir o material a ser pesado com o auxilio da espátula;
Anotar as massas pesadas.
...