Transformação de Coordenadas
Projeto de pesquisa: Transformação de Coordenadas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mstopografo • 24/7/2013 • Projeto de pesquisa • 3.056 Palavras (13 Páginas) • 621 Visualizações
Índice
Índice 2
Introdução 3
Palavras-chave 4
O Modelo de Bursa – Wolfe 7
O Modelo de Molodensky 10
Transformação de Coordenadas 12
A Transformação de coordenadas Naturais em Geodésicas 12
Transformação entre Coordenadas Geodésicas e Tridimensionais 14
Transformação de Coordenadas Cartográficas 16
Coordenadas Tridimensionais: 17
Coordenadas Geodésicas Elipsoidais: 18
Síntese das Transformações e conversões entre sistemas de coordenadas 20
Conclusão 22
Referências Bibliográficas 23
Introdução
No âmbito da disciplina de Cartografia Matemática, elaborou-se um trabalho que tem como título “Transformação de Coordenadas”. Este trabalho tem o intuito de informar ou mostrar algumas das transformações de coordenadas existentes na Geodesia. Há várias transformações de coordenas, mas só algumas vão ser referidas neste trabalho. Algumas das transformações de coordenadas que se iram verificar neste trabalho são:
• Transformação de Coordenadas Cartesianas Tridimensionais (x, y, z)
• Transformação de Coordenadas Geodésicas (φ, λ, h)
• Transformação de Coordenadas Cartográficas
Posteriormente a todas estas transformações definimos dois métodos que se revelam muito importantes sendo até mesmo inseparáveis na elaboração de transformação de coordenadas, esses métodos são:
• Método de Bursa-Wolfe
• Método de Molodensky
Estes métodos vão ser importantes para a elaboração do trabalho, uma vez que vão ser referidos ao longo de quase todo o trabalho.
Optamos também por inserir algumas definições que achamos que seriam relevantes para a riqueza do trabalho, definições essas que passam por uma pequena explicação de algumas palavras-chave para um entendimento melhor e mais definido do trabalho.
Palavras-chave
Cartografia matemática
Ramo da Cartografia que trata dos aspectos matemáticos ligados à concepção e construção das cartas, designadamente as projecções cartográficas. Embora as primeiras projecções cartográficas conhecidas remontem à antiguidade clássica, a sua abordagem mais formal só foi iniciada após o desenvolvimento do cálculo matemático, que se verificou no final do séc. XVII, sobretudo por Lambert e Lagrange. Nó séc. XIX, foram muito importantes os contributos de Gauss e de Tissot. O termo tradicional português actualmente em desuso, é geografia matemática.
Coordenadas cartográficas
Coordenadas rectangulares definidas sobre uma quadrícula cartográfica, designadamente a distância à distância à meridiana e a distância à perpendicular.
Coordenadas geodésicas
Sistema de coordenadas, rectangulares ou geográficas, definido numa determinada superfície de referência geodésica.
Coordenadas geodésicas elipsoidais
Coordenadas geodésicas definidas num elipsóide de referência, designadamente a latitude, a longitude e a altitude geodésicas.
Coordenadas rectangulares
Sistema de coordenadas, no plano (ou no espaço tridimensional), que utiliza duas (ou três) medidas de distância a dois (ou três) eixos perpendiculares entre si para referenciar as posições. No caso dos sistemas de coordenadas planas, os eixos são geralmente designados por eixo das abcissas e eixo das ordenadas.
Datum
Em geodesia, o conjunto dos parâmetros que constituem a referência de um sistema de coordenadas geográficas ou altimétricas.
Datum Geodésico
Conjunto dos parâmetros que constituem a referência de um determinado sistema de coordenadas geográficas, e que inclui a especificação do elipsóide de referência, bem como a sua posição e orientação relativamente ao globo terrestre.
Elipsóide de referência
Elipsóide utilizado como superfície de referência geodésica. Trata-se, geralmente, de um elipsóide de revolução podendo, em circunstâncias especiais, ser um elipsóide triaxial. Vários elipsóides de revolução têm sido utilizados, a partir do início do século XIX, desde o elipsóide de Everest (1830) até ao recente WGS84.
A maior parte da cartografia mundial ainda assenta no elipsóide internacional de Hayford, aprovado em 1924. A emergência e disseminação do GPS trouxe, por outro lado, uma importância acrescida ao WGS84.
Geodesia
Ciência que se ocupa do estudo da forma e dimensões da Terra. Tradicionalmente, a Geodesia subdividia-se em dois ramos: a Geodesia superior, que estudava o campo gravítico da Terra e estabelecia a rede geodésica de primeira ordem; e a Geodesia Inferior, que adensava a rede geodésica de primeira ordem e tratava da Cartografia. Nos nossos dias, a Cartografia e a Topografia autonomizaram-se, pelo que o campo de actuação da Geodesia se limita aquilo que era a Geodesia Superior.
Latitude
Coordenada geográfica definida na esfera, no elipsóide de referência ou na superfície terrestre, que é o ângulo entre o plano do equador e a normal á superfície de referência.
Longitude
Coordenada geográfica definida na esfera, no elipsóide de referência ou na superfície da Terra, que é o ângulo diedro entre o plano do
...