Trocador De íons
Trabalho Escolar: Trocador De íons. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yureyuy • 6/8/2014 • 482 Palavras (2 Páginas) • 2.022 Visualizações
2. O que é um trocador de íons? Caracterize os melhores trocadores de íons.
A troca iônica é um método domestico típico para amaciamento da água. Nesse procedimento a água dura passa por uma leito de resina de troca iônica: perolas de plástico com grupos aniônicos covalentemente ligados, como COO- ou SO-3. Esses grupos carregados negativamente têm íons Na+ ligados aeles com objetivo de balancear suas cargas, então os íons Ca2+ e outros cátions na água dura são atraídos para os grupos aniônicos e deslocam os íons Na+ com cargas menores para a água, ou seja, umtipo de íon é trocado pelo outro.
Um processo utilizado em grande escala para o abrandamento de água municipal é o calcário-barrilha, a água é tratada com calcário, CaO e cinzas de barrilha, Na2CO3, esse processo precipita os íons Ca2+ como CaCO3 e Mg2+ como Mg(OH)2.
3. Em que consiste a água deionizada? Onde ela é empregada?
Água desionizada: é o processo de remoção total dos íons presentes na água, através de resina catiônicas e aniônicas; é a água que teve sua carga elétrica neutralizada pela remoção ou adição de elétrons. Esse processo remove da água nitratos, cálcio e magnésio além de cádmio, bário, chumbo e algumas formas de rádio.
A água deionizada é amplamente empregada na indústria química e em produção farmacêutica. Essa água é quimicamente pura e, entretanto, facilmente contaminada por bactérias de baixo requerimento nutritivo, tais como: bactérias gram-negativas não fermentativas e outras.
É empregada para produção de produtos farmacêuticos, em aquários, análises físico-químicas e outros. A água deionizada também é utilizada em produtos cosmacêuticos, que fazem tratamento específico para determinados tipos de pele e tipos de lesões específicas; normalmente, são produtos com maior valor agregado.
4. Cite os principais processos utilizados para o abrandamento da água.
Abrandamento por precipitação química
“A água também pode ser abrandada, embora não totalmente,
por processos químicos como tratamento com cal Ca(OH)2 e barrilha (Na2CO3) também chamado “cal sodada” ou fosfatos. Estes processos são usados quando a dureza da água é excessivamente elevada e não se encontra nenhuma outra fonte de água de melhor qualidade”, garante Douglas Silveira Moraes, gerente de produtos da TechFilter.
Neste caso, o processo se dá por adição de cal (CaO) e carbonato de sódio (Na2CO3). A cal é utilizada para elevar o pH da água fornecendo a alcalinidade necessária, enquanto o carbonato de sódio pode fornecer a alcalinidade para a reação e também os íons carbonato necessários.
Abrandamento por troca iônica
“Este método consiste em fazer a água atravessar uma resina catiônica que captura os íons Ca2+ e Mg2+, substituindo-os por íons que formarão compostos solúveis e não prejudiciais ao homem, tais como o Na+. As resinas possuem limites para a troca iônica, ficando saturadas de Ca2+ e Mg2+. Esta saturação recebe o nome de ciclo. Após, completado o ciclo, deve ser feita a regeneração da resina, que acontece com a adição de solução de cloreto de sódio (NaCl)”,
...