UM OLHAR PARA A HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL E DO BRASIL
Por: girlboss22 • 8/11/2022 • Trabalho acadêmico • 2.828 Palavras (12 Páginas) • 143 Visualizações
[pic 1]
SERVIÇO SOCIAL
SARA PEREIRA RIBEIRO
MARIA CRISTIANE DE OLIVEIRA BERNADO
UM OLHAR PARA A HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL E DO BRASIL
Fortaleza
2022
SARA PEREIRA RIBEIRO
MARIA CRISTIANE ALVES DE OLIVEIRA BERNADO
UM OLHAR PARA A HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL E DO BRASIL
Trabalho apresentado como requisito parcial para a obtenção de media bimestral do Curso de Serviço Social.
Prof. Juliana Isabele Gomes Probst Candiotto Silva
Fortaleza
2022
Sumário
- INTRODUÇÃO04
- CAPITALISMO05
- QUESTÃO SOCIAL06
- ORIGEM06
- ATUALMENTE06
- CORRENTES FILOSOFICAS 07
4.1 POSITIVISMO07
4.2 FENOMELOGIA07
- DIALETICA07
- MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO 196008
- O QUE SERVIÇO SOCIAL QUER DIZER 1010
- O SIGNIFICADO SÓCIO-HISTÓRICO DA PROFISSÃO 1111
- CONCLUSÃO....................................................................................... 12
- REFERENCIAS......................................................................................13
1. INTRODUÇÃO
Podemos observar a relação do capitalismo com a questão social e a introdução vinculada aos fundamentos da profissão, as correntes filosóficas que influenciaram o serviço social desde seu surgimento, o movimento de reconceituação da profissão em 1960.
Ao longo dos 80 anos de serviço social podemos observar mudanças em seu meio, Uma profissão que foi capaz de se reinventar e se reconceituar, buscando romper com o conservadorismo do seu surgimento, uma profissão que reconstruiu seus referenciais teóricos e metodológicos, analisando a sociedade capitalista, a desigualdade e a violação de direitos, impulsionada pelo movimento de redemocratização do país, reescreveu seu Código de Ética, adotando valores que foram se aperfeiçoando e se tornaram princípios.
4
2. CAPITALISMO
O capitalismo é um sistema econômico que visa ao máximo lucro e o domínio da propriedade privada. é um sistema em que predomina a busca constante pelo lucro e pela acumulação de capital, que se manifesta na forma de bens e dinheiro.
É considerado um Sistema econômico, ampliam-se também aos campos da politica, sociais, culturais e muitos outros.
A base para formação, consolidação e continuidade do sistema capitalista é a divisão da sociedade em classes. Por um lado a burguesia, responsáveis pelos meios de produção; de outro lado o proletariado, que vivem da sua força de trabalho para receber um salario.
No meio agrário os latifundiários, donos de terras tem lucro sobre o trabalho dos camponeses.
Mesmo tornando-se predominante em praticamente todo o mundo, as fases e etapas de desenvolvimento não acontecem de forma igualitária, sua logica de produção e reprodução é de total desigualdade.
Karl Marx descreve o capitalismo com base inteiramente na premissa de que as relações econômicas são a essência da vida social. Nesta ótica marxista, o ser humano é visto como um indivíduo inexpressivo usado como marionete pelas forças mecânicas de produção e consumo.
5
3. QUESTÃO SOCIAL
Questão social é uma serie de expressões que retratam as desigualdades da sociedade, como por exemplo, a pobreza, raça, etnia, desemprego, violência, descriminalização de gênero, dentre outros.
3.1 ORIGEM:
Surgiu no século XIX, na Europa, com o propósito de adjurar a formulação de políticas sociais em benefício da classe operaria que estavam em pobreza crescente.
O processo de urbanização e industrialização deu origem ao empobrecimento da classe operária, e acabou por conscientizá-los das condições em que trabalhavam, onde a questão social acabou atingindo contornos problemáticos, em especial para a sociedade burguesa, que recorreu à implementação de políticas sociais.
...