Variaveis Economicas
Ensaios: Variaveis Economicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: angelacasimiro • 7/6/2013 • 1.963 Palavras (8 Páginas) • 556 Visualizações
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Fayol propôs em seus estudos quatro funções administrativas que envolveriam a organização com a finalidade de alcançar a eficiência e eficácia por meio da administração constituindo o processo administrativo. São elas: planejamento, controle, organização e direção.
O planejamento consiste em decisões de acordo com os objetivos da empresa, desenvolver planos específicos para cada setor da organização e procedimentos a serem executados pelos níveis mais inferiores.
A organização reuni e coordena recursos para atingir o objetivo da organização. Estrutura a empresa no que diz respeito às relações funcionais e pessoais, geralmente através do organograma que é a representação gráfica de uma organização.
A direção desenvolve forma de guiar as pessoas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado.
O controle é monitoramento das atividades para se ter certeza de que elas estão sendo realizadas como planejado e corrigir qualquer imperfeição.
Fayol deu ênfase a estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Utilizou da manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Defendia a especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade. Focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade.
Taylor, Ford e Fayol foram os responsáveis pelas principais teorias sobre as funções administrativas. Receberam muitas criticas mais até hoje contribuem para a administração dos negócios.
Taylor esteve baseado na perfeição e na racionalização do trabalho. Com a utilização das máquinas, que era um novo modelo de trabalho na época, o pensamento era aumentar a produtividade, acabar com qualquer desperdício de tempo. Separou o trabalho manual do trabalho intelectual, dividindo os funcionários entre aqueles que eram pagos para pensar de modo complexo (planejar), e aqueles que eram pagos, e mal pagos, para executar.
Taylor era de que só havia uma melhor maneira de desempenhar uma tarefa, pelo que cabe aos gestores fazerem a supervisão do trabalho, recompensando ou punindo as pessoas de acordo com o seu desempenho. Logo, as duas funções básicas do gestor são planear e controlar. Outro ponto era a padronização do que era produzido. O mercado ganhava melhores produtos com preços mais baixos.
Ford inventou a linha de montagem móvel. Inovou procurando desenvolver produtos que atendesse as necessidades de seus clientes. O bem estar social foi levado em conta para se atingir o sucesso financeiro. Para poder ganhar dinheiro desenvolveu um sistema onde pagava melhor os empregados e também onde vendia produtos mais baratos. O lucro deve vir da quantidade de produtos vendidos.
2.2 CONCEITO DE PATRIMONIO
Patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade e constitui um meio necessário para a realização dos objetivos das entidades.
Esse conceito sofre algumas variações de autor para autor mas sua essência não tem grandes diferenças. Veja alguns outros conceitos:
José Carlos Marion -> “patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa”.
Osni Moura Ribeiro -> “patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, avaliado em moeda”.
Ricardo J.Ferreira -> “patrimônio é o conjunto de bens,direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro”.
2.3 FONTES (ORIGEM) DE RECURSOS
O capital de uma empresa é constituído de recursos próprios o chamado “capital social” e de recursos de externos “capital de terceiros”.
2.3.1 Capital Social
Origem própria de recursos. É o valor que os sócios “colocam” na empresa no momento de sua abertura, em forma de dinheiro ou algum bem. De acordo com a necessidade ou com a vontade dos sócios outros valores podem ser acrescentados a esse capital, utilizando até mesmo os lucros apurados pela empresa.
2.3.2 Capital de Terceiros
Recursos de terceiros aplicados na empresa. Um exemplo seria o financiamento de uma maquina a ser utilizada em uma indústria, é o recurso, geralmente de um banco, que será aplicado na empresa.
2.4 ANÁLISE DE MERCADO
O objetivo da análise de mercado é descobrir a maneira correta para que o seu projeto se concretize. E para que a análise de mercado seja feita de forma correta é necessário analisar os consumidores, a concorrência e os fornecedores. Não se pode confundir análise de mercado com a análise de concorrência. A análise de mercado é algo distinto porque consiste em encontrar clientes potenciais que tenham a vontade de utilizar os produtos e serviços que a sua empresa pretende oferecer e satisfazê-lo na etapa final da ação.
Realizar pesquisas de mercado é uma dos meios mais comuns de se realizar a análise de mercado. Isso é um tipo de investimento que a empresa faz para que tenha bom desempenho em todo o processo do projeto. Deve estar claro que nem sempre a análise de mercado traz retorno em curto prazo. É preciso um tratamento especial para cada detalhe, desde as etapas do planejamento, procedimentos técnicos até a interpretação dos dados da sua pesquisa.
A análise de mercado precisa estar presente desde o início do planejamento do seu produto ou serviço, isso diminui o número de riscos. Ela faz com que o empreendedor conheça o seu próprio produto, serviço ou marca. Além do contato direto que a análise de mercado proporciona, colabora para a propaganda do ‘boca a boca’, ou seja, os clientes que gostam da sua empresa repassam a opinião positiva e reforçam a marca.
O mais indicado é contratar uma empresa especializada em análise de mercado. Essas empresas são importantes quando a sua análise de mercado depende de
...