Vidrarias De Laboratório - Anhanguera Educacional
Trabalho Escolar: Vidrarias De Laboratório - Anhanguera Educacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucashardgame • 12/10/2014 • 774 Palavras (4 Páginas) • 527 Visualizações
Faculdade Anhanguera Educacional de Campinas
Lucas Freitas
Vidrarias de Laboratório
Campinas-SP
setembro de 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO............................................................................................................... 3
OBJETIVOS................................................................................................................... 4
VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS.......................................................................... 5
CONCLUSÃO............................................................................................................... 18
REFERÊNCIAS............................................................................................................ 19
INTRODUÇÃO
A química é uma ciência experimental e se ocupa especialmente das transformações das substâncias, de sua composição e das relações entre estrutura e reatividade. Os princípios fundamentais em que a química se apoia são baseados em fatos experimentais, razão pela qual o estudante deve dedicar grande parte de seu esforço de aprendizagem a aperfeiçoar-se em métodos de execução de trabalho experimental, e para isso, é fundamental que possua noções de como utilizar vidrarias e equipamentos em um laboratório de química. Os laboratórios de Química usam vários instrumentos, são chamados de vidrarias e equipamentos.
As vidrarias são, em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele. Entretanto, elas devem ser tratadas com o maior cuidado possível, principalmente porque o vidro utilizado nelas é mais trabalhado que os de outros vidros quaisquer, assim sendo mais caros, obviamente. Os materiais de metal podem servir para suporte e manuseamento das vidrarias. Existem também materiais de porcelana, de borracha ou plástico e materiais que são fontes de aquecimento.
OBJETIVOS
Adquirir conhecimento básico sobre o manuseio de vidrarias e equipamentos de um laboratório de química, que é uma aprendizagem fundamental para que o estudante tenha um bom desempenho na execução de futuras atividades práticas.
VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS
Béquer: É de uso geral em laboratório, servindo para dissolver substâncias, efetuar reações químicas, aquecer líquidos, etc. Também pode ser aquecido utilizando o bico de Bunsen em conjunto com a tela de amianto.
Bureta: É um equipamento calibrado para medir o volume de líquidos precisamente. Ela é graduada em décimos de milímetro e é muito utilizada em titulações.
Balão de destilação: É utilizado em destilações simples ou fracionadas; o braço do balão é então ligado ao condensador.
Balão volumétrico: É utilizado para preparo de soluções e para medir com precisão um volume único e fixo descrito no balão.
Erlenmeyer: Tem as mesmas finalidades que o béquer, fazer titulações, aquecer líquidos e dissolver substâncias, dentre outras, mas tem a vantagem de permitir a agitação manual o seu afunilamento em cima anula o risco de perda de material.
Funil comum: Ele é feito de vidro e é utilizado na transferência de substâncias entre recipientes e na filtragem de substâncias como o auxílio deum filtro de papel.
Condensador: É um equipamento que tem como finalidade condensar vapores, principalmente em destilações. Os mais comuns são os de Liebig, como o da figura. É comumente utilizado em conjunto com o balão de destilação.
Proveta: a proveta é um instrumento preciso
...