Áreas De Atuação Da Contabilidade
Ensaios: Áreas De Atuação Da Contabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: dugue • 8/10/2013 • 4.072 Palavras (17 Páginas) • 501 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 PERÍCIA CONTÁBIL 4
2.2 AUDITORIA 5
2.3 CONTROLADORIA 8
2.4 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 10
2.5 CIÊNCIAS ATUARIAIS 17
3 CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS 20
1 INTRODUÇÃO
Com o crescimento da economia desde a Revolução Industrial, no século XVIII, muitas empresas deixaram de ser familiares e com a evolução da ciência e da pratica, especificamente na área contábil os investidores sentiram a necessidade de ter um parecer profissional sobre as demonstrações contábeis, dando início ao surgimento da auditoria, perícia, controladoria e um planejamento tributário.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PERÍCIA CONTÁBIL
Os procedimentos periciais aplicados em vigor atualmente pelas Normas Brasileiras de Contabilidade são: exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, mensuração, avaliação e certificação.
O exame é constituído na análise de livros, registros das transações e quaisquer outros documentos que sirvam de base para a escrituração contábil. A escrituração contábil é a primeira função da contabilidade que registra todos os fatos contábeis. O livro diário, livro razão, livro de apuração do lucro real, livro caixa, livro de registro de entradas de mercadorias, livro de registro de saídas de mercadorias, livro de registro de apuração do ICMS, livro de registro de serviços prestados, livro de apuração do ISS, livro de registro de duplicatas, livro de registro de ações e entre outros são os livros que podem ser analisados, sendo que o procedimento de exame pode ser estendido a diversas outras situações, sendo considerado, muitas vezes, o procedimento base para a realização de trabalhos periciais.
A vistoria é o procedimento que tem por objetivo a verificação e a posterior constatação de situação, coisa ou fato, de forma circunstancial. Para a realização de uma vistoria, é necessária a realização de diligências ao local onde a situação, coisa ou fato ocorre ou está acontecendo, visando levantar provas que posteriormente são aplicados outros procedimentos, como a mensuração e avaliação.
A indagação é a realização de busca de informações, por intermédio da realização de entrevista, assim considerada a conversa formal, devidamente documentada e anotada, com conhecedores do objeto da perícia. Esse procedimento também conhecido por inquérito é o momento que o perito-contador, visa esclarecer situações apuradas, sendo que, esse procedimento deve ser executado por peritos experientes, que devem possuir a habilidade de extrair informações que sejam úteis para a justa solução do litígio.
A investigação é o procedimento de pesquisa, que irá buscar e trazer ao laudo pericial contábil ou ao parecer pericial contábil, o que eventualmente estiver oculto por circunstâncias especiais. O procedimento de investigação será aplicado no qual o perito sentir a necessidade de aprofundar os procedimentos, em virtude de indícios de que algo está oculto, de que a empresa possui o denominado caixa dois, ou recursos não contabilizados em seus livros oficiais.
Arbitramento pode ser o recurso utilizado em situações em que há a necessidade de determinação de valores de um determinado item patrimonial, sendo que o mesmo consiste na determinação de valores ou, ainda, a solução de controvérsia, por um determinado critério técnico. Na perícia arbitral é nomeado um perito, que será árbitro das questões envolvidas, sendo que a decisão do perito é soberana, sendo aceita por todas as partes envolvidas.
A mensuração é realizada quando há necessidade de quantificação física de coisas, bens, direitos e obrigações. Diferentemente da avaliação e do arbitramento, que buscam a atribuição de valores, nesse procedimento aplica-se a determinação de quantidades de determinado item.
A avaliação, ao contrário da mensuração, consiste no ato de estabelecer valor de coisas, bens, direitos, obrigações, despesas e receitas. O procedimento de avaliação é responsável pela determinação de valor, que muitas vezes são dos itens citados no procedimento de mensuração.
Certificação consiste no ato de atestar uma informação que porventura seja trazida ao laudo pericial contábil pelo perito-contador, que acaba por lhe conferir caráter de autenticidade pela fé pública atribuída a esse profissional.
2.2 AUDITORIA
Ao se desenvolver uma pode-se escolher a forma pela qual ela deverá ser levada a efeito, podendo ser desenvolvida por profissionais vinculados à instituição, chamada de auditoria interna, ou por profissionais sem vínculo institucional, denominada auditoria externa ou independente.
A auditoria interna possui muitas características de auditoria externa, sendo que, pode perfeitamente seguir orientações do órgão ao qual deve apresentar seus relatórios. Seu objetivo é auxiliar os membros da organização no desempenho eficiente de suas responsabilidades, oferecendo condições para um desempenho adequado de suas obrigações, assim a auditoria interna oferece análises, avaliações, recomendações, conselhos e informações às operações, programas, projetos, atividades e funções revisadas, e precisa estar bem fundamentada para ser bem aceita dentro da organização, tendo o apoio dos administradores e de um empenho por parte da equipe de auditoria interna, em manter um serviço contínuo e de confiança para a administração.
As atividades de auditoria interna constituem de trabalhos normais de contabilidade, trabalhos reais de verificação, executados por um corpo de auditores internos e trabalho de revisões de diretrizes e decisões administrativas.
Os serviços de contabilidade executados por auditores internos constituem de revisões da estrutura contábil, análise das contas de variações e teste de contabilidade. Já os serviços de revisão da administração são constituídos da revisão de procedimentos, revisão das praticas administrativas, revisão de politicas e de revisão
...