Ênfase nas tarefas
Resenha: Ênfase nas tarefas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valdomiro_neto20 • 13/3/2014 • Resenha • 306 Palavras (2 Páginas) • 235 Visualizações
Ênfase nas tarefas: É a abordagem típica da escola da administração cientifica. A escola da administração cientifica teve seu inicio no começo do século XX pelo engenheiro americano Frederick w. Taylor. Sua preocupação original foi tentar eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial. A administração cientifica representa uma primeira aproximação teórica aos estudos da administração empresarial e localizou-se inicialmente no nível do trabalho individual de casa operário, tomado isoladamente.
Ênfase na estrutura organizacional: E a fase na qual administrar significa basicamente planejar e organizar a estrutura de órgãos e cargos que compõem a empresa, dirigir e controlar as suas atividades.
Ênfase nas pessoas: E a fase em que administrar e, sobretudo, lidar com pessoas. Esta terceira abordagem da TGA foi uma reação a abordagem mecanicista e rígida da teoria clássica e da teoria da burocracia. Ela procura enfatizar as pessoas dentro das empresas, deixando em segundo plano a estrutura e as tarefas. E a chamada abordagem humanística e pode ser desdobrada em duas escolas ou teorias: a escola das relações humanas e a teoria comportamental.
Ênfase na tecnologia: E a fase em que administrar significa lidar com a tecnologia, para extrair dela a máxima eficiência possível. Com o advento da cibernética, da mecanização, da automação, da computação e, mais recentemente, da robotização, a tecnologia da informação (TI) posta a serviço da empresa passou a moldar-lhe a estrutura e condicionar seu funcionamento.
Ênfase no ambiente: E a fase em que administrar significa, sobretudo, lidar com as demandas do ambiente e obter o máximo de eficácia da empresa. Tornava-se necessário o estudo das variáveis exógenas, situadas fora dos limites da empresa e responsáveis por influenciar profundamente seus aspectos estrutura
...