А importância da família na vida e no cuidar do idoso
Pesquisas Acadêmicas: А importância da família na vida e no cuidar do idoso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jonnes28 • 10/11/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 6.702 Palavras (27 Páginas) • 499 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
projeto de pesquisa bibliográfica
“a importância da família na vida E NO CUIDAR do idoso”
Porto Velho
2014
ROSIMEIRE DE OLIVEIRA SILVA RAMOS
projeto de pesquisa bibliográfica
“a importância da família na vida E NO CUIDAR do idoso”
Trabalho Individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral 7º Período, na disciplina de Estatísticas e Indicadores Sociais; Processos de Trabalho e SSOC; Comunicação na Prática do Assistente Social; Estágio Curricular Obrigatório III. Orientador: Prof. Amanda Boza Gonçalves; Clarice da Luz Kernkamp; Rodrigo Zambon.
Porto Velho
2014
ROSIMEIRE DE OLIVEIRA SILVA RAMOS
SUMÁRIO
1. Introdução..............................................................................04 – 05
2. Delimitação e Formulação do Problema........................ .......05 – 08
3. Formulação do Objetivos: Geral e Específico................................08
4. Justificativa.............................................................................08 – 12
5. Metodologia............................................................................12 – 13
6. Revisão Bibliográfica..............................................................13 – 14
7. Cronograma da Pesquisa................................................................14
8. Orçamento.......................................................................................14
9. Resultados Esperados............................................................14 – 15
10. Considerações Finais..............................................................15 – 16
11. Referências..............................................................................16 - 17
1. INTRODUÇÃO
Augustine (2003) nos traz dados a qual demonstra que no ano de 2050 haverá 16.224.000 idosos, ou seja, de cada 13 brasileiros, 01 será idoso. Isto nos mostra, que se o aumento da população idosa prosseguir neste ritmo, no ano de 2050, está faixa etária da população corresponderá cerca de 15% da população total.
O envelhecimento da população já é um fato comprovado que está acontecendo não só no Brasil, mas no mundo como um todo. Envelhecer nos dias de hoje é um problema que afeta todas as áreas - social, econômica, familiar e a saúde pública, pois, junto com a longevidade, ocorre o aumento das doenças crônicas degenerativas.
As estimativas apontam que, de 1990 a 2025, a população idosa mundial crescerá 2,4% ao ano, contra 1,2% de crecimento anual da população em sua totalidade, sendo que o grupo de idosos com 75 anos ou mais é o que vem crescendo mais rapidamente (RAMOS, 2002).
No Brasil, de acordo com as estatísticas da Organização Mundial de Saúde (1985), entre 1950 e 2025, a polulação de idosos crescerá 16 vezes comparada à sua população total (THOMAZ; PAPALÉO NETO, 2005 ).
A expectativa de vida é um fenômeno que vem aumentando em todo o mundo, mesmo nos paises menos desenvolvidos. Os idosos representam uma parte considerável da nossa população. A sociedade deve começar a se preocupar com a qualidade de vida que esse idoso vai ter, pois na maioria das vezes juntamente com o envelhecimento vêm as doenças crônicas.
O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é compreender o contexto vivenciado pelo cuidador familiar de idoso no âmbito domiciliar, contribuir para o aprofundamento das questões presentes no processo de envelhecimento, analisar os efeitos
causados na vida do cuidador familiar/informal de idosos dependentes e apontar os desafios
em se (re)pensar novas formas de atendimento para o idoso e o cuidador familiar, visando descrever como se institui o papel do cuidador familiar de idosos no contexto domiciliar e quais embates estes encontram no seu cotidiano. Este estudo surgiu da necessidade de investigar a importância da família na vida do idoso sob o olhar da terapia ocupacional gerontológica.
A pesquisa bibliográfica realizada permitiu detectar determinadas necessidades, tanto referentes à importância da família no cuidar do idoso, quanto no que se refere à visão gerontológica da Terapia Ocupacional, o que possibilitou à pesquisadora a realização de propostas de Educação em Saúde que pudessem contribuir para a melhoria da qualidade de vida do cuidador familiar e também do idoso. Procurando enfatizar a problematização do processo de envelhecimento, em uma sociedade que ainda não está preparada para enfrentar, juntamente com o envelhecimento, o surgimento de doenças crônicas degenerativas.
Conclui-se que a intervenção do terapeuta ocupacional com recursos provenientes da gerontologia social, passa a ser de suma importância, uma vez que permite a este profissional ver o idoso em todos os seus aspectos: biológicos, sociais, psicológicos e culturais; propiciando assim a elaboração de um plano de tratamento mais eficaz para cada caso. Nesse contexto, a Terapia Ocupacional gerontológica poderá intervir orientando a família sobre como lidar com as doenças e situações conflitantes que possam vir a surgir ao longo desse processo. Pois, uma família que se encontra preparada para o processo de envelhecimento do seu idoso saberá como agir
...