TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRAÇÃO MUSCULAR

Por:   •  15/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 6

Como ocorre a contração muscular (na célula)

Primeiramente  partindo do Sistema Nervoso Central conduzindo um impulso nervoso pelos nervos e então nas sinapses com as fibras musculares do músculo que deseja contrair. Sabemos que no nosso corpo existem os mais diferentes tipos de músculos, e uma gama de fibras musculares, mas tem suas diferenças tanto MORFOLOGICAMENTE (lisas e estriadas) como funcionalmente de acordo com o METABOLISMO ENERGÉTICO (lentas, intermediárias e rápidas) e com a parte do corpo onde estão (esqueleto, vísceras e coração).

[pic 1]

O metabolismo energético influencia a contração no seu tempo de duração e força (intensidade gerada). Porem, como acontece a contração muscular vai depender se a fibra muscular é estriada ou não e onde esta presente, porque cada órgão tem uma função no corpo e a contração dessas fibras tem que atender as suas necessidades.

O movimento de proteínas contráteis são responsáveis pela contração se realizar, presentes na sacorlema das células musculares e pode ser entendida como encurtamento do tamanho do músculo. Nos músculos estriados (esquelético e cardíaco) isso ocorre quando as estriações se aproximam umas das outras, afastando-se no relaxamento, ou seja é o encurtamento de cada sarcômero que ocasiona a contração do músculo como um todo, com maior ou menor  intensidade. A actina desliza sobre os filamentos da miosina, que conservam seus comprimentos originais. A contração se inicia na faixa isotrópica (I) diminui de tamanho, enquanto os filamentos de actina penetram na faixa A. Concomitantemente, a faixa H, formada somente pelos filamentos grossos (miosina) também se reduz, a medida que esses filamentos são sobrepostos pelos filamentosfinos (actina).

A contração muscular ocorre quando os íons de cálcio estão ativos, e o relaxamento quando os íons estão ausentes. A quantidade de íons de cálcio é regulado pelo retículo sarcoplasmático (RS), para a realização rápida dos ciclos de contração muscular. Fibras musculares esqueléticas, são controlados por nervos motores, uma fibra nervosa pode inervar uma única fibra muscular, ou se ramificar e inervar até 160 fibras musculares, formando uma unidade motora. Essa unidade motora no músculo esta ligada a movimentos requerida pela musculatura.

Passagem do Impulso nervoso

A passagem do impulso nervoso é feita por substâncias químicas: os neuro-hormônios ou mediadores químicos ou neurotransmissores, liberados na fenda sináptica. Quando um neurônio recebe um estímulo, se este é forte o suficiente, leve a produção de um impulso nervoso. O impulso nervoso corresponde a uma corrente elétrica que caminha rapidamente no axônio até os botões simpáticos. O impulso nervoso para começar precisa encontrar a membrana numa condição denominada potencial de repouso. uma vez iniciado, se auto propagará.

Se o neurônio não estiver sendo estimulado ou em repouso, a parte interior da membrana plasmática tem uma carga negativa comparada com fluido tecidual adjacente. A membrana plasmática esta assim polarizada.Essa diferença de potencial é chamada de potencial de membrana ou potencial de repouso e apresenta cerca de -70 a - 90 milivolts. O potencial de repouso só é alcançado graças a atividade da conhecida bomba de sódio e potássio.

[pic 2]

Ao chegar a extremidade do neurônio, esse impulso provoca a liberação de neurotransmissores na sinapse, fazendo com que outra célula seja estimulada. Tudo isso propaga naturalmente apenas com único sentido. Depois da passagem do impulso nervoso, o neurônio fica um tempo sem responder a um novo estímulo. Esse pequeno intervalo de tempo é chamado de período refratário absoluto. Após esse período, estabelece-se o período refratário relativo, em que é necessário um estímulo maior que o normal para que o processo aconteça

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

site:  

site http://www.infoescola.com/fisiologia/contracao-muscular/

site http://bioquimicadoexercicio22009.blogspot.com.br/2009/11/contracao-muscular-como-ocorre.html

site http://acessoeducar.com.br/materias/biologia/ap_sistema_nervoso_1.pdf

site http://biologia.ifsc.usp.br/bio1/apostila/bio1_parte_09.pdf

site http://alunosonline.uol.com.br/biologia/propagacao-impulso-nervoso.html

Placa Motora

É a Membrana da fibra muscular, que entra em contato com o neurônio motor, ela pode ser chamada de Sacorlema, e representa a parte anatômica do processo de contração muscular.

Ela se difere da junção muscular pelo tipo de processo. A junção muscular é a sinapse entre o neurônio motor e a fibra muscular, um processo químico.

Nessa junção neuromuscular o neurotransmissor utilizado é chamado de acetilcolina.

Estrutura do Sarcômero

       É o local onde a fibra muscular contrai. É uma estrutura formada por complexos de proteínasque são formados de miosinas e actinas, que estão organizadas em bandas transversais claras e escuras, dando características ás células musculares estriadas. Os filamentos de Miosina são formados pelas bandas escuras chamadas de Anisotrópicas, em quanto as de actinas que são as bandas claras denominadas de Isotrópicas.        

[pic 3]

           

No centro de cada actinaaparece as chamadas linhas Z. Os sarcômeros são o intervalo entre duas linhas Z consecutivas e correspondem à unidade contrátil da Célula muscular.

            Existe um faixa mais clara de cada banda Miosina, chamada de banda H. Bem visível nas células musculares relaxadas e vai desaparecendo na medida em que ocorre a contração muscular.

                [pic 4]

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

site https://www.youtube.com/watch?v=PR5Vioozi40

site https://plantaoescolar.wordpress.com/tag/sarcomero/

site https://www.youtube.com/watch?v=UHBPIY4AEPs

site https://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/sustentacao7.php

Moléculas envolvidas na contração muscular

Actina : Presente em todas as células eucarióticas essenciais  para realização de movimentos.

De acordo com as proteínas a que estiver ligada pode formar diferentes estruturas.

[pic 5]

Miosina : São proteínas motoras dependentes de actina, hidrolisam o ATP  gerando energia para que a cabeça da miosina deslize sobre a actina.

[pic 6]

Tropomiosina : liga-se à actina impedindo que esta possa associar-se à miosina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (392.5 Kb)   docx (360.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com